jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Domingo, 28 de julho de 2019
GARIMPEIRO SOCIAL DE AMIZADE

Outro dia travamos um papo a respeito do tipo de gente que busca tornar-se amigo – eu prefiro chamar de falso amigo –para quem o objetivo é minerar a personalidade de uma pessoa honesta, com a intenção de tirar o melhor dela para o seu proveito. O garimpeiro procura conhecer em profundidade a sua “mina” do momento e chega até ser uma espécie de bajulador, sabujo, chaleira, incensador e outras adjetivações que se poder alcançar.

Ele procura se assenhorear de todos os detalhes da personalidade, os lugares que o seu alvo frequenta, o padrão de vida que leva. Tudo isso é possível, a partir de conversas prolongadas entre um aperitivo e outro – caso beba –, mas sempre falando a respeito da vida, importância de uma boa amizade. O garimpeiro social gosta, invariavelmente de contar vantagens.

Todavia, isso não é tudo, afinal é um trabalho de mineração social que exige muito cuidado, para não despertar atenção de ninguém. Conheci muitas pessoas que foram vítima desse tipo de gente e que de alguma forma saiu prejudicada, após apostar ser amigo recente um sujeito bom amigo, verdadeiro, honesto e sem que apresentasse algo denegrisse sua imagem.

Muitas pessoas de bem já levaram golpe ao emprestar seu cartão de crédito e tiveram que pagar altas somas. Também a via do empréstimo em dinheiro é coisa bem comum. Emprestar o carro para o suposto amigo resolver um problema, esse simples, em termos, só quando o proprietário nota algo diferente no veiculo e leva-o a uma oficina o diagnóstico é que o motorista parece que esteve andando numa pedreira.

Independente de todos os casos, o garimpeiro social some vez que já conseguiu seu objetivo e não adianta correr atrás do golpista. É se contentar no quanto foi bobo. Agora é silenciar, nada comentar, pois como dizia o sábio chinês Confúcio “o silêncio é um amigo que nunca trai”, portanto é bom saber que o silêncio é forma mais elevada do pensamento, responde a tudo com argumentos inquestionáveis.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down