Marinez Andrade

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Segunda-feira, 30 de outubro de 2017
Sensibilidade nos dentes: causas, sintomas e tratamento!

Hipersensibilidade dos dentes é uma condição clínica comum geralmente associada a superfícies dentárias expostas. Uma causa comum de sensibilidade dentária é a cárie dentária, que pode ocorrer devido a uma fraca higiene bucal. A escovação regular, o uso de fio dental e visitas regulares ao seu dentista podem prevenir a cárie dentária. Porém, há outras causas à hipersensibilidade que devem ser monitoradas para descobrir possíveis problemas subjacentes.

Dente sensível doendo e os sintomas da sensibilidade nos dentes
Sensibilidade durante o uso de fio dental ou escovação dos dentes é o sintoma mais comum de sensibilidade. Outro sintoma comum é o desconforto quando os dentes estão expostos a temperaturas quentes ou frias. Há também desconforto quando os dentes estão expostos a alimentos e bebidas ácidas.

Todos esses sintomas podem se agravar ao longo do tempo ou em situações específicas, como clima mais quente ou mais frio ou após comer certos alimentos. A sensibilidade nos dentes pode prejudicar bastante sua alimentação e dia a dia. Cuide e evite que esse problema se agrave.

Causas da sensibilidade nos dentes
Em dentes saudáveis, uma camada de esmalte protege as coroas dos dentes, que é a parte acima da linha da gengiva. Sob a linha da gengiva, uma camada chamada cemento protege a raiz do dente. Por baixo do esmalte e do cemento está a dentina.

A dentina é menos densa do que o esmalte e cemento e contém túbulos microscópicos (pequenos tubos vazios ou canais). Quando a dentina perde sua cobertura protetora de esmalte ou de cemento, esses túbulos permitem que calor e alimentos frios, ácidos ou pegajosos atinjam os nervos e as células dentro do dente. A dentina também pode estar exposta quando as gengivas se retraem e expõe as raízes dos dentes. O resultado pode ser a hipersensibilidade.

As causas mais comuns associadas à sensibilidade nos dentes são:
• Placa bacteriana nos dentes
• Escovação exagerada ou muito agressiva
• Procedimentos odontológicos recentes
• Cárie dentária
• Dente rachado ou com microfissuras
• Alimentos ácidos
• Paste de dente branqueadora
• Gengivite
• Genética (quando causada pelo posicionamento dos dentes)

Sensibilidade nos dentes: tratamento
A sensibilidade ao dente é extrema e persistente, mas é tratável. Não recomenda-se o uso de remédios caseiros sem consultar o seu dentista primeiro. Certifique-se de marcar uma visita ao seu dentista para uma avaliação das possíveis causas da sensibilidade nos dentes. Durante sua visita de exame, a equipe dentária examinará seus dentes e descobrirá qual é a melhor maneira de tratá-lo.

O tipo de tratamento dependerá do que está causando a sensibilidade. O seu dentista pode sugerir uma variedade de tratamentos ou uma combinação deles, o que inclui pasta para dentes sensíveis. Essa pasta contém compostos que ajudam a bloquear a transmissão da sensação da superfície do dente para o nervo e geralmente requer várias aplicações antes que a sensibilidade seja reduzida.

0
0
0
s2smodern

logo new