Marinez Andrade

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Terça-feira, 12 de dezembro de 2017
A importância de ensinar às crianças a dizer “por favor’’, “obrigado’’ e “bom dia’’!

Devemos ensinar às crianças que as palavras por favor e obrigado podem lhe abrir muitas portas, e que o respeito ao próximo é fundamental para que eles sejam igualmente respeitados.

O valor de dizer “obrigado” a tratar o próximo com respeito, o uso de “por favor” em nossos pedidos ou interações com aqueles que nos rodeiam é um ato de nobreza e que precisa ser transmitido para as crianças.

É bem possível que você mesmo seja “daquela geração”, em que foi ensinado que é fundamental tratar as pessoas com respeito, e que é necessário lidar com afeição, para que, por sua vez, você também seja tratado com reconhecimento e respeito.

É essencial incentivar tais hábitos aos nossos filhos, para que no seu dia a dia, não só eles sirvam de exemplo, mas também incentivem ambientes sociais a se tornarem mais respeitosos e criar, assim, um amanhã mais íntegro.
Pois, você acredite ou não, pequenos gestos criam universos inteiros. Nós convidamos você a refletir sobre isso.

O poder de agradecer – Agradecer, dizer ¨bom dia¨ ou pedir as coisas com um ¨por favor¨ são gestos de cortesia. Acreditemos ou não, é uma maneira de fazer com que os nossos filhos pensem e deixem o habitual egocentrismo infantil, normal na infância, para que reconheçam os outros e as suas necessidades. Isso é algo que deve acontecer o mais cedo, no possível a partir dos 6 anos.

O desenvolvimento moral das crianças - Um dos mais conhecidos autores, quando se fala do desenvolvimento moral das crianças foi, sem dúvida, Lawrence Kohlberg.

Podemos dizer, sim, que podem existir muitas diferenças de criança para criança, e até mesmo de irmão para irmão, mas normalmente as crianças seguem um mesmo desenvolvimento no que se refere à consciência de respeito, padrões e reconhecimento do outro.

 Durante a primeira infância, entre 2 e 5 anos, a criança é regida apenas por recompensas e punições. Ela entende que existem regras impostas que ela deve obedecer para ganhar carinho e para evitar bronca ou punição.
 A segunda infância é, sem dúvida, a idade de ouro. Entre 6 e 9 anos a criança deixa gradualmente de lado o egocentrismo individualista.
 E então, entre 8 ou 10 anos, a criança já é capaz de entender a noção de comunidade, o respeito que ela deve oferecer aos outros e que isso tudo será retribuído para ela mesma.
 É comum nesta faixa etária que ela saia em defesa de seus amigos e irmãos; a criança torna-se consciente da justiça.
 Aos poucos, e mais próximo da chegada à adolescência, elas desenvolvem uma “auto justiça”sendo crítico, uma vez que já são capazes de considerar o que é desrespeitoso ou o injusto.

Gestos de – Quando alguém oferece à uma criança de quatro anos de idade um presente, é comum que os pais falem “o que se diz agora?”, e a criança, quase com relutância e silenciosamente, diz ao outro “obrigado”.

 Não importa se temos que repetir muitas vezes: chegará um momento em que será automático, sem que ela se dê conta.
 Quando pede com um “por favor” algum material em sala de aula, ela pode descobrir um colega que lhe oferece o item com sorriso. Por sua vez, ao dizer “obrigado”, a outra criança irá responder de forma simpática.

Tudo isso promove conexões poderosas com base em emoções positivas.
 Esta transição entre agradecer com obrigatoriedade e o ponto em que a criança o faz espontaneamente e com simpatia é um processo maravilhoso que irá reverter positivamente em sua vida.
Os gestos positivos fornecem aconchego, pois tratar o próximo com respeito torna as coisas mais fáceis.

O poder da criança respeitosa – Temos certeza que você já ouviu falar da “teoria do apego”. É um termo trazido pelos autores William Sears ou John Bowlby.

 Nesta interessante corrente enfatiza-se a necessidade de propiciar uma adaptação natural à criança em seu entorno, assim como incentivar a empatia nela, pois esse vínculo emocional a permitirá entender muito melhor o mundo, as pessoas e a si mesma.
 A teoria do apego é aquela em que se propicia um apego saudável entre os pais e os filhos, há proximidade física, abraços, toques, palavras positivas e comunicação contínua.
 Pilares como as palavras positivas são termos chave nesta corrente.
 Para isso, objetiva-se propiciar uma educação baseada no reforço positivo, na necessidade de dizer obrigada, de pedir por favor, de ser paciente e de respeitar os ritmos e os tempos das crianças na hora de transmitir o conhecimento.
 A teoria do apego defende que a emoção positiva tem mais poder do que a negativa. Nossos cérebros buscam sempre esse tipo de estímulo para sobreviver e adaptar-se melhor.

Portanto, quando a criança descobre que dar bom dia, que pedir por favor e agradecer lhe proporciona benefícios e um tratamento positivo, nunca irá deixar de fazê-lo. Vale a pena ter isso em conta.

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