Marinez Andrade

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Sábado, 20 de janeiro de 2018
7 plantas medicinais para cuidar da saúde óssea

O consumo regular de algumas infusões pode ser de grande ajuda para aliviar diferentes problemas ósseos, como a inflamação ou a ação dos radicais livres em nossas articulações. Cuidar da saúde óssea é algo extremamente importante. O sistema ósseo é uma complexa estrutura cuja função principal é trazer suporte e mobilidade ao corpo, permitindo que este tenha um infinidade de habilidades.

Está unido por meio de ligamentos, tendões e cartilagens e, entre outras coisas, interfere na produção de glóbulos vermelhos e brancos. Na verdade, também age como armazenamento de uma grande quantidade de nutrientes essenciais e, por isso, está muito relacionado com a saúde imunológica. O problema é que não está isento de desenvolver doenças e, infelizmente, muitos fatores externos e internos podem deteriorar a saúde óssea.

Como consequência são gerados fortes problemas e reações inflamatórias que, conforme avançam, afetam de forma significativa a qualidade de vida. No entanto, estas condições podem ser evitadas, já que a prática de hábitos saudáveis e alguns remédios naturais ajudam a fortalecer os ossos. Neste artigo queremos compartilhar 7 plantas medicinais que, por seu valor nutricional, são ideais para cuidar da saúde óssea. Conheça-as!

Plantas que nos ajudam a cuidar da saúde óssea

1. Manjericão
O manjericão é uma planta popular cujo teor de cálcio é benéfico para cuidar da saúde óssea. Este mineral essencial mantém os ossos fortes e evita o desgaste associado às mudanças do envelhecimento.
• Consuma-o em suas saladas e sopas, ou mesmo na forma de infusão.

2. Alfafa
Os brotos de alfafa são ricos em minerais essenciais que, depois de serem assimilados no organismo, fortalecem a saúde óssea. Seus compostos anti-inflamatórios ajudam a inibir a ação negativa dos radicais livres e, ainda, reduzem o risco de desenvolver doenças crônicas. Cabe mencionar que também têm efeitos similares aos estrogênios, os quais são determinantes para evitar a perda de densidade óssea.
• Esta planta pode ser adicionada nas saladas e sucos naturais.
• De modo opcional, é encontrada em comprimidos e suplementos.

3. Salgueiro
O salgueiro é uma planta rica em ácido salicílico, uma substância com efeito analgésico que ajuda a controlar os problemas ósseos. Seu poder anti-inflamatório e antioxidante restabelece a saúde dos ossos, impedindo que apareçam problemas de mobilidade.
• Com esta finalidade, aconselha-se o consumo da infusão no máximo duas vezes por dia.

4. Dente de leão
Mesmo que o dente de leão seja popular por seus efeitos diuréticos, cabe mencionar que também conta com nutrientes que beneficiam a saúde dos ossos. Esta planta medicinal traz minerais como o cálcio e o magnésio, ambos necessários para manter a densidade óssea. Suas propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes melhoram a circulação e ajudam a manter uma boa produção de glóbulos vermelhos e brancos.
• Consuma a planta na forma de infusão no máximo três vezes por dia.

5. Urtiga
Uma das vantagens da urtiga tem a ver com a sua capacidade de proteger a saúde óssea diante da deterioração causada pelos radicais livres do ambiente. A planta contém grandes quantidades de ferro, cálcio e magnésio, minerais essenciais que conservam os ossos fortes.
• Para aproveitar suas propriedades devemos consumir duas xícaras pequenas de infusão por dia.

6. Cavalinha
A cavalinha é uma planta medicinal cheia de benefícios nutricionais que, depois de ser absorvida pelo corpo, beneficia a saúde óssea e articular. Tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que podem facilitar o alívio da dor, da inflamação e outros sintomas que costumam aparecer nestes problemas. Suas vitaminas apoiam os processos que sintetizam o colágeno, uma substâncias chave para conservar os tecidos ósseos e conjuntivos. Seus compostos reconstroem as cartilagens e previnem o desgaste que os ossos sofrem quando se encostam.
• Consuma duas a três xícaras de infusão de cavalinha por dia, no mínimo três vezes por semana.

7. Camomila
A camomila é uma plantas mais populares dentro do catálogo da medicina natural alternativa. Muitos a usam por seu poder analgésico e sedativo, ideal para reduzir as doenças comuns. O que poucos sabem é que também é boa para a saúde dos ossos, não só por seu poder anti-inflamatório, mas também por seu conteúdo de minerais essenciais. Sua ingestão reduz o inchaço que afeta a mobilidade e, ainda, lubrifica as cartilagens e ligamentos que unem os ossos.
• Desfrute da infusão diariamente, até três vezes por dia.
• Use-a de forma externa, em banhos ou compressas, nos casos de dor e inflamação.

Como pode notar, são várias plantas cujas propriedades ajudam a manter os ossos fortes e protegidos. Consuma-as de forma regular para aproveitar suas propriedades como preventivo das doenças que afetam os ossos.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down