Marinez Andrade

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Sábado, 3 de novembro de 2018
Veja o Que Significa Esta Marca na Unha

Diversas partes do nosso corpo nos mostram evidências de que algo não está bem, e uma delas são as nossas unhas. E uma mera linha bem no meio da unha pode ser muito mais grave do que você pensa. Uma mulher foi até a manicure e pediu que suas unhas fossem cobertas com algum esmalte escuro para cobrir uma linha escura que ia da cutícula até a ponta.

Essa mulher ia ao mesmo salão há anos. Os profissionais do local a alertaram, dizendo que aquilo poderia ser um coágulo de sangue, deficiência de cálcio ou algo não tão alarmante, como uma marca hereditária. No entanto, eles a recomendaram que consultasse um médico, e foi o que ela fez. Semanas depois, ela ligou para dizer às pessoas do salão que aquela faixa vertical preta era o diagnóstico de um melanoma agressivo, que se espalhou para os gânglios linfáticos.

Esse melanoma é oficialmente chamado de melanoma subungueal, se estiver sob a unha, ou melanoma periungual se for em torno do dela. Este último é mais raro, mas potencialmente mortal. Metade de todos os casos de melanoma ocorrem em pessoas com decendência asiática, 35% em pessoas de pele escura e apenas 2,5% em indivíduos brancos.

Uma das razões pelas quais isso é tão grave é porque, na maioria das vezes, os pacientes não recebem um diagnóstico preciso de imediato. De fato, em muitos casos, o atraso médio do diagnóstico para pacientes com melanoma subungueal é de dois anos e meio, e não ocorre porque as pessoas não percebem a marca escura, mas sim porque geralmente é atribuída a outra coisa.

Além disso, muitos inicialmente diagnosticam um melanoma subungueal como um hematoma subungueal ou "bolha sanguínea". Isso geralmente é causado por algum tipo de trauma, como bater o dedo na porta do carro, por exemplo. Isso fará com que os minúsculos vasos sanguíneos debaixo da unha se rompam, fazendo com que o sangue vaze e cause descoloração.
Neste caso, no entanto, uma nova unha saudável começa a crescer e a marca descolorida vai sumir. A mancha também tende a ser mais irregular, como pequenas poças ou gotas, enquanto o melanoma subungueal se desenvolve de forma mais uniforme, indo da cutícula até a ponta da unha.

Por isso, se você notar o surgimento de uma marca escura nas unhas das mãos ou dos pés que não tenha sido causada por algum trauma, então procure ajuda médica. Você provavelmente terá que realizar uma biópsia para verificar se é um melanoma. A boa notícia é que, se isso for diagnosticado o quanto antes, uma intervenção cirúrgica pode te livrar de quaisquer células cancerosas que possam se espalhar

0
0
0
s2smodern

logo JRH down