Marinez Andrade

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Sexta-feira, 28 de dezembro de 2018
As Diferenças Entre Glicose, Sacarose e Frutose

Glicose, frutose e sacarose são três tipos de açúcar que contêm um número idêntico de calorias grama por grama. No entanto, suas estruturas químicas diferem muito, assim como o modo pelo qual seu corpo as digere e metaboliza. Continue lendo para descobrir exatamente o que torna esses três açúcares tão diferentes e por que essas diferenças realmente importam.

O que é glicose?
A glicose é um açúcar simples, também conhecido como monossacarídeo, e é a fonte de energia favorita de carboidratos do corpo. Monossacarídeos são compostos de uma única unidade de açúcar e é por isso que eles absolutamente não podem ser divididos em compostos menores.

Quando se trata de comida, a glicose é mais comumente ligada a outro monossacarídeo para formar dissacarídeos ou amidos de polissacarídeos. A glicose é frequentemente adicionada a alimentos processados na forma de dextrose, que na verdade é extraída do amido de milho. Quando comparada à frutose e sacarose, a glicose tem um sabor menos doce.

O que é frutose?
Como a glicose, a frutose também é um monossacarídeo. Está naturalmente presente em frutas, mel, agave (semelhante ao mel, mas um pouco mais suave) e muitos tipos de vegetais de raiz. Além disso, também é frequentemente adicionado a alimentos processados na forma de xarope de milho rico em frutose.

A frutose pode ser obtida a partir de cana-de-açúcar, beterraba sacarina ou milho. O xarope de milho rico em frutose é feito de amido de milho e contém muito mais frutose que a glicose, em comparação com o xarope de milho comum. Dos três açúcares, a frutose tem o sabor mais doce, mas tem menos impacto no açúcar no sangue.

O que é sacarose?
A sacarose é o nome científico para o açúcar de mesa comum e é um dissacarídeo composto de 50% de glicose e 50% de frutose. Ocorre naturalmente em muitos grãos, frutas e legumes, e é frequentemente adicionado a certos alimentos processados também, como sorvete, doces, alimentos enlatados e cereais matinais.

O açúcar de mesa e a sacarose encontrados dentro de alimentos processados são frequentemente extraídos da beterraba açucareira ou da cana-de-açúcar. A sacarose tem um sabor mais doce que a glicose, mas não é tão doce quanto a frutose.

Absorção de glicose e uso
A glicose é diretamente absorvida pelo revestimento do intestino delgado e na corrente sanguínea. Ela aumenta o açúcar no sangue muito mais rapidamente do que outros açúcares, o que estimula a liberação de insulina, uma substância que é necessária para que a glicose entre nas células.

Uma vez dentro de suas células, a glicose é transformada em glicogênio para ser armazenada ou usada imediatamente para criar energia. Seu corpo regula firmemente seus níveis de açúcar no sangue. Quando estão muito baixos, o glicogênio é convertido em glicose e liberado na corrente sanguínea. Se a glicose não estiver disponível, seu fígado pode fazer esse tipo de açúcar de outras fontes.

Absorção e uso de frutose
Como a glicose, a frutose é absorvida diretamente no sangue através do intestino delgado. Aumenta os níveis de açúcar no sangue mais gradualmente do que a glicose e não parece ter um impacto imediato nos níveis de insulina, no entanto, pode ter mais efeitos negativos a longo prazo.

Seu fígado precisa converter a frutose em glicose antes que seu corpo a use como fonte de energia. Se você consome mais frutose do que o fígado é capaz de lidar com segurança, qualquer excesso é transformado em colesterol e triglicérides, o que pode acabar causando certos efeitos negativos à saúde, como obesidade, doença hepática gordurosa e altos níveis de colesterol.

Absorção e uso de sacarose
Como a sacarose é um dissacarídeo, seu corpo precisa quebrá-la antes de poder usar. Enzimas em sua boca começam a quebrar a sacarose em glicose e frutose antes do ácido do estômago realizar essa tarefa. No entanto, a maioria da digestão do açúcar acontece no intestino delgado.

A enzima sacarase divide a sacarose em glicose e frutose antes de serem absorvidos pela corrente sanguínea. Quando a glicose está presente, seu corpo acaba liberando mais insulina e absorve um maior grau de frutose, fazendo com que mais gordura seja criada. É por isso que tanto a frutose quanto a glicose devem ser idealmente consumidas separadamente.

Qual é o pior para sua saúde?
Dos 3 açúcares discutidos acima, a frutose parece ser a mais prejudicial por muitos motivos e por uma série de razões. Para começar, os efeitos do consumo excessivo de frutose incluem diabetes tipo 2, obesidade, doença hepática gordurosa, síndrome metabólica e resistência à insulina.

Um estudo descobriu que, de todos os açúcares conhecidos, a frutose é a que pode colocá-lo no maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 ou obesidade. Outro estudo descobriu que as pessoas que bebem bebidas adoçadas com frutose acumulam gordura na barriga quase duas vezes mais rápido do que aquelas que bebem bebidas açucaradas com glicose.

Além disso, a frutose também aumenta o hormônio da fome, a grelina, que fazem com que você se sinta menos satisfeito depois de comer. Como a frutose é metabolizada em seu fígado como o álcool, as pesquisas sugerem que ela pode ser viciante de maneira semelhante. Um estudo descobriu que ela também ativa o mecanismo de recompensa do seu cérebro, o que poderia levar ao aumento do desejo por açúcar e a todos os efeitos negativos que tendem a segui-lo.

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