Marinez Andrade

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Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019
Alimentos benéficos para a saúde dos ossos

Pesquisas apontam que cada vez mais a população brasileira vem sofrendo de perda de massa óssea. Este problema é grave e responsável por deixar os ossos menos densos, frágeis e suscetíveis a faturas. A Sociedade Brasileira de Osteoporose tem a estimativa de, conforme o último censo do IBGE, que existam 5,5 milhões de brasileiros com osteoporose, em que a maioria são mulheres acima de 50 anos e na menopausa.

Este problema progride lentamente e quase nunca apresenta sintomas antes de alguma gravidade, como uma fratura em consequência de uma queda. O Ministério da Saúde afirma que ocorrem cerca de um milhão de fraturas no Brasil todos os anos e cerca de 250 mil delas tem a osteoporose como causa. A prevenção, consequentemente, é extremamente importante. "É aconselhado que desde a gestação, a alimentação seja vista como meio de prevenção contra a osteoporose.

5 Alimentos essenciais em uma emergência

Se uma pessoa teve uma alimentação rica em vitamina D, cálcio e ômega 3 durante a infância e adolescência, ela terá menos chances de ter osteoporose quando adulta", diz a nutricionista Camila Leonel, da Unifesp. Alguns alimentos são capazes de ajudar no combate a essa doença, conheça alguns deles a seguir:

Sardinha - Rico em cálcio e vitamina D, o que ajuda a deixar os nossos ossos mais fortes, esse alimento é um dos alimentos mais importantes e extremamente benéfico para a saúde dos nossos ossos.

Salmão - Este peixe é uma dentre as espécies ricas em gorduras boas, como a truta e o atum. Ele têm a melhor combinação para manter a saúde dos ossos: cálcio, vitamina D e ômega-3. "Com uma alimentação rica nesses nutrientes e o costume de fazer exercícios, fica muito mais difícil perder massa óssea", explica Camila Leonel.

Vegetais - Fontes de vitaminas, os vegetais, principalmente aqueles de cor verde, como couve, brócolis, espinafre, couve-flor e agrião, são excelentes para fortalecimento dos ossos. Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, descobriram que a densidade óssea aumenta em até 3% com a ingestão de grandes quantidades desses, tudo isso porque esses alimentos são ricos em cálcio e vitamina D.

Leite - Um dos principais alimentos capazes de fortalecer os ossos é o leite. Para quem não tem intolerância a lactose, esse é a melhor forma de deixar seus ossos fortes. Ele tem a maior quantidade de cálcio, a substância mais importante para a formação dos ossos. É aconselhado pelo Ministério da Saúde que adultos com menos de 50 anos de ambos os sexos consumam 1000 mg de cálcio por dia, enquanto para quem tem mais de 50 precisam de doses de 1200 mg.

Derivados do leite - Se você não gosta ou não pode beber leite, experimente um copo de iogurte para incluir cálcio na sua dieta. "Existem muitos iogurtes que são enriquecidos com vitamina D, o que os torna um bom aliado contra a perda de cálcio nos ossos", explica a nutricionista. Iogurte e queijo agem da mesma forma e podem ser consumidos até em versões livres de lactose, já que o cálcio continua presente no alimento mesmo assim.

Soja - Outra forma de fortalecer seus ossos é consumindo grãos de soja e seus derivados. "A oleaginosa é rica numa substância chamada de isoflavona, que tem a estrutura muito parecida com o hormônio feminino estrógeno e por isso ajuda os ossos a absorver minerais. Ela é altamente recomendada para as mulheres que entraram na menopausa", explica a nutricionista da Unifesp.

Nozes e castanhas - São capazes de fortalecer os ossos de inúmeras maneiras. Esse alimento possui uma quantidade de ômega-3 de origem vegetal ideal para os nossos ossos. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia, o ômega-3, encontrado nas nozes e em diversas castanhas (amendoim , pistache, amêndoas) beneficia a saúde dos ossos. As nozes também possuem cálcio em sua composição.

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