Marinez Andrade

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019
A segunda gravidez e as diferenças com a primeira

Na segunda gravidez você não terá a possibilidade de descansar tanto quanto na primeira, porque há outra pessoa pequena que precisa do seu cuidado e atenção.

A primeira gravidez vem como uma surpresa que nos ultrapassa. Temos expectativas e, embora possa não parecer, a maior emoção é o medo. A segunda gravidez, por outro lado, pode ser mais tranquila.

A certeza de que sabemos o que vem com essa nova gestação, e que já percorremos esse caminho, proporciona calma a muitas mulheres, embora para outras possa ser muito mais estimulante.

Enquanto as mães possam ter orientação mental sobre vários eventos que podem ocorrer durante a gravidez, cada gravidez é uma nova experiência. Sem dúvida, haverá alguns pontos em comum com a anterior, mas outras situações completamente novas também virão.

O segundo filho chega com toda uma reflexão em seu caminho. Ela vem com uma experiência anterior. Entretanto, o que muitas mães não imaginam é que a nova gravidez pode ser mais incômoda, mais difícil ou, simplesmente, diferente da anterior.

A segunda gravidez traz de volta tanto mudanças físicas quanto emocionais, que se somam ao estilo de vida da mãe que cuida do primeiro filho. Este será o grande desafio. As diferenças com a primeira gravidez existem e você terá que experimentá-las

Como a segunda gravidez é diferente da primeira?

• Esqueça-se de aproveitar o sono que a gravidez produz. Sim, aqueles longos dias de sono que você desfrutou durante a primeira gravidez não podem ser aproveitados como na primeira vez em que esteve grávida. Seu outro filho, ainda mais se for um pequeno, exigirá atenção e amor, o que somente você, como mãe, pode lhe dar.

• Seu primeiro filho será o melhor companheiro da espera. Desde os primeiros momentos seu filho estimulará o bebê e criará um vínculo de ternura com ele, com você, e com o pai. O vínculo cresce dia a dia, à medida que sua barriga também cresce.

• Você terá mais energia do que na primeira gravidez. Vai se sentir capaz de fazer tudo e “dominar o mundo”. Você já é a possuidora dos chamados “poderes maternos”. Você é uma super-mamãe, capaz de recarregar sua força de uma maneira incrível: trabalhar, criar os filhos, fazer tarefas domésticas, cuidar de seu parceiro, e cuidar de sua gravidez.

• Você pode conseguir o parto que não teve na primeira gravidez. Se não ousou dar à luz na água ou em sua casa na primeira vez, talvez agora se atreva a tentar. É até possível ter um parto normal depois de ter tido o primeiro bebê por cesariana.

• Com a primeira gravidez você era o centro das atenções para a família e os amigos. No entanto, com a segunda é possível que a atenção diminua. Não se assuste, irão lhe dar muito amor, mas nunca será como da primeira vez.

A amamentação e a segunda gravidez

Se você é uma daquelas que se casou com a ideia de amamentar seu bebê por pelo menos dois anos, mas ficou surpresa com a notícia da sua segunda gravidez, não se desespere, ou se precipite em desmamar. É possível que continue com o plano.

Claro que há muitas opiniões. Muitas mães ou avós lhe dirão que a amamentação é incompatível durante a gravidez. Há também médicos que acreditam que isso pode causar um aborto espontâneo a qualquer momento. Vá com calma, pois não é necessariamente assim.

Se você tem uma gravidez saudável e calma não há nada para se preocupar. Você vai sentir contrações? Sim, é muito provável. Mas saiba que não há nada que coloque a sua saúde e a vida do bebê em risco. Pode continuar a amamentar seu outro filho sem medo de dar o melhor de você para seus dois filhos.

Agora, se apresentar algumas das seguintes condições, você deve consultar seu médico ou parteira. É possível que seja aconselhada a desmamar por:

• Uma gravidez de alto risco, devido à sua idade, ou à presença de doenças gestacionais.
• Se estiver esperando por gêmeos.
• Se tiver sangramento uterino

Considerações finais

Procure a tranquilidade, apesar das atividades que você tiver, porque seu segundo bebê precisa sentir sua paz. A segunda gravidez pode ter níveis mais altos de estimulação do que do primeiro filho, quando estava dentro de você. Você está feliz e confiante com o que está por vir, mas também se estressa com as exigências de seu primeiro filho.

Aproveite sua segunda gravidez sendo a mãe você já é, a mulher com a experiência vivida. Prepare-se melhor, pois novos desafios virão para suas habilidades, agora como mãe de dois filhos.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down