jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Marinez Andrade

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Sexta-feira, 31 de maio de 2019
Os benefícios de saúde comprovados com o uso da vitamina C

Há um estereótipo de que a vitamina C só é benéfica para prevenir a gripe, e é por isso que geralmente começamos a suplementá-la e ingerimos mais alimentos que contêm vitamina C apenas durante a temporada de gripe. Mas pesquisas recentes mostram que não há relação entre a vitamina C e a prevenção do resfriado, que podem falsamente tornar a vitamina C inútil para o consumidor médio.

vitamina C - Gostaríamos de enfatizar a importância de consumir seu valor diário de vitamina C, destacando todas as funções importantes e benefícios para a saúde que proporciona ao corpo. Embora a vitamina C não possa protegê-lo da gripe, ela pode fazer maravilhas pelo seu sistema imunológico, coração, pele e sistema nervoso. Conheça alguns dos benefícios de saúde cientificamente comprovados da vitamina C:

1. Diminui o declínio cognitivo

Até mesmo a deficiência de vitamina C em curto prazo é notoriamente associada a problemas de memória, e os cientistas acreditam que isso se deva ao estresse oxidativo do sistema nervoso central. A vitamina C pertence à classe de substâncias químicas chamadas antioxidantes, cujo papel principal é evitar o estresse oxidativo.

De fato, a vitamina C é um dos mais poderosos antioxidantes conhecidos e, felizmente, um dos mais comuns. Além disso, verificou-se que as pessoas que sofrem de problemas de memória e demência, muitas vezes têm baixos níveis de vitamina C no sangue, o que acentua ainda mais o papel crucial desta vitamina para a nossa memória e pensamento.

2. Aumenta o colágeno

A vitamina C é um dos poucos compostos no organismo que pode impulsionar a produção de colágeno, razão pela qual é um ingrediente chave em muitos produtos antienvelhecimento para a pele, e o médico pode prescrevê-lo com um suplemento de vitamina C após lesões traumáticas.

3. Previne doenças cardíacas

A quantidade recomendada de vitamina C que você deve consumir todos os dias é de 500mg por dia, o que equivale a cerca de 1 copo de suco de laranja ou ½ xícara de pimentão vermelho fresco. Como comprovado em estudos, aqueles que atendem a esse valor diário têm um menor risco de doença cardíaca, pressão arterial mais baixa e níveis mais baixos de colesterol ruim.

Um estudo descobriu que as pessoas com as maiores concentrações sanguíneas de vitamina C eram 42% menos propensas a sofrer um derrame do que aquelas com níveis abaixo do normal. E não importava se eles recebessem a vitamina C de um suplemento ou comida também.

4. Ajuda você a evitar complicações de um resfriado

Ingerir mais vitamina C durante a temporada de gripe pode não proteger de um resfriado, mas pode reduzir o risco de desenvolver complicações, mesmo se você ficar gripado. Não corra para a farmácia ainda, pois o excesso de vitamina C pode causar alguns efeitos colaterais, como náusea e diarreia. Em vez disso, a maioria dos profissionais médicos e nutricionistas concorda que é melhor obter a vitamina C dos alimentos, especialmente porque é muito fácil, já que muitos alimentos contêm essa vitamina.

5. Impede ataques de gotavitamina CBruce Blaus/ Wikimedia Commons

A gota é uma condição muito dolorosa que afeta cerca de 4% das pessoas no mundo. É um tipo de artrite reumatoide, e a inflamação nas articulações, mais comumente nas extremidades, é causada por cristais de ácido úrico que se formam nas articulações e causam ataques de dor excruciantes. Esses cristais se formam quando há muito ácido úrico no sangue, e o corpo tenta se livrar dele depositando-o nas articulações e nos músculos.

Uma maneira de diminuir o nível de ácido úrico no sangue, evitando assim a gota e a dor que vem com ela é... você adivinhou: consumir vitamina C! Um estudo de 20 anos que analisou mais de 50.000 participantes mostrou que altos níveis de vitamina C foram associados com uma chance 44% menor de desenvolver gota.

6. Previne a deficiência de ferrovitamina C

A deficiência de ferro é uma condição comum e muito perigosa, que pode levar a uma doença chamada anemia por deficiência de ferro, onde a baixa contagem de ferro no sangue impede a formação de novos glóbulos vermelhos e piora as células transportando oxigênio para as diferentes células do corpo. Esta condição se manifesta através dos sintomas que você pode ver na figura abaixo.

Mas qual é a ligação entre a deficiência de ferro e a vitamina C, você pode perguntar? Bem, a vitamina C é necessária para a absorção de ferro no organismo, e é frequente o fato de que a baixa contagem de ferro é causada pela baixa contagem de vitamina C. Desta forma, níveis ótimos de vitamina C promovem a absorção de ferro e previnem a deficiência de ferro.

7. Estimula a produção de glóbulos brancosvitamina C

No entanto, outra forma de a vitamina C influenciar nosso sistema imunológico e sanguíneo é promover a formação de glóbulos brancos do sangue, os ‘guardas’ do nosso corpo que combatem as infecções. Os glóbulos brancos compreendem menos de 1% do nosso sangue, mas eles vêm em várias formas, como você pode ver na figura acima.

Provou-se que a vitamina C ajuda a formar novos linfócitos e fagócitos, que são células imunes que promovem a cura e combatem infecções. Além disso, a vitamina C ajuda a proteger todos os glóbulos brancos de serem danificados pelos radicais livres. Ambas as formas ajudam a fortalecer seu sistema imunológico e torná-lo pronto para afastar qualquer infecção.

8. Melhora doenças degenerativasvitamina C

Algumas das condições mais perigosas e debilitantes são crônicas. As condições crônicas vêm em formas muito diferentes, e a maioria de nós sofre de pelo menos uma doença degenerativa que piora com a idade. Artrite, diabetes, câncer, demência, Parkinson, fibrose cística e asma são exemplos de tais condições e, muitas vezes, somos obrigados a viver com essas condições, pois são difíceis ou impossíveis de tratar.

Se você está sofrendo de uma doença degenerativa, é especialmente importante incluir muitos antioxidantes em sua dieta, pois eles podem prevenir os danos dos radicais livres que podem realmente piorar sua condição. A vitamina C é um dos antioxidantes mais potentes, com estudos mostrando que níveis adequados de vitamina C podem elevar os níveis de antioxidantes no sangue em até 30%.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down