jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014

Marinez Andrade

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Se você é do tipo de pessoa que não gosta de deixar a pele cheia de pequenos cravos e irritada, então este artigo é para você. O esfoliante pode ser feito em casa e não precisa ser complicado de fazer ou doloroso. E os resultados são uma pele fresca, brilhante, suave e macia em qualquer idade ou com qualquer condição. Para se tornar um esteticista caseiro e esfoliar como um profissional, você precisa entender seus objetivos e condições esfoliantes, que é exatamente o assunto deste artigo.

Isenção de responsabilidade: Ao incorporar um novo produto em sua rotina de cuidados com a pele, sempre faça um teste de contato (no pescoço ao lado da orelha) um dia antes de usá-lo em uma área maior. Isto é importante porque há sempre a possibilidade de você ser alérgico a um novo produto.

Por que você deve esfoliar sua pele
Como nós envelhecemos, as células mortas da pele eu ficam na superfície começam a se acumular irregularmente, o que pode levar a uma aparência sem brilho e manchas secas. Através do processo de esfoliação, removemos as células mortas da superfície da pele, revelando a jovem pele brilhante por baixo.
Ao esfoliar, você será capaz de alcançar o seguinte:
• Suavizar sua pele e aumentando a circulação sanguínea, o que tornará a sua pele mais jovem e fresca.
• Limpar os poros, evitando assim a inflamação e acne.
• Fazer com que seus produtos de cuidados com a pele fiquem mais eficazes, pois eles penetrarão mais profundamente na sua pele.

Como você pode esfoliar sua pele
Esfoliantes vêm em todas as formas e tamanhos: hidratantes, toners, almofadas esfoliantes, panos de musselina, escovas de limpeza e até mesmo a boa e velha bucha são todos esfoliantes. Todos esses produtos e ferramentas funcionam de duas formas principais:

Esfoliação química: Os hidratantes e toners esfoliantes geralmente contêm uma pequena quantidade de ácidos produzidos pelo homem ou derivados da natureza, que dissolvem as células mortas da pele sem esfregar.

Esfoliação física: esfoliantes, panos e pincéis funcionam de maneira diferente, enquanto eles descascam as células mortas da pele massageando-as fisicamente da pele.
Almofadas esfoliantes geralmente são uma mistura dos dois métodos: elas massageiam a pele e contêm um agente químico que fica na pele e a esfolia.

Escovas ásperas, esfoliantes de sal e buchas esfareladas devem ser usadas apenas no corpo, e não no rosto. O resto pode ser usado em qualquer lugar que ficar seco: nariz, cotovelos, peito, você decide.

Agora, dependendo do seu tipo de pele, você deve usar um esfoliante diferente, que é exatamente do que as seções a seguir falam. Mesmo que a sua pele seja oleosa ou sensível ou ainda mista, essas dicas vão ajudar.

Como esfoliar a pele sensível
Se você achar que sua pele fica muito facilmente irritada, vermelha e sensibilizada, você precisa cuidar dela e ser muito exigente quanto aos produtos que você aplica. É por isso que as pessoas com pele sensível geralmente se afastam dos esfoliantes. Elas têm medo de que eles vão agravar ainda mais a sua pele, o que, honestamente, é um mito. Embora seja verdade que peles sensíveis devem se ater a produtos mais suaves, até mesmo elas podem se beneficiar da esfoliação. A regra geral é a seguinte: você precisa esfoliar com menos frequência e escolher um produto adequado para peles sensíveis.

Aqui estão algumas dicas:
• Não esfolie mais de 1-2 vezes por semana. Se você esfoliar apenas uma vez por semana e ainda perceber que sua pele está ficando mais irritada, faça esse tratamento ainda menos vezes.
• Procure por palavras-chave como “calmante” ou “hipoalergênico” nos esfoliantes de sua escolha.
• Evite esfoliantes duros e redondos, esfoliantes à base de sal, ácidos fortes, panos ásperos e escovas esfoliantes que causam ardência. Estes irão agravar e queimar sua pele já sensível.

Se você quiser usar esfoliante natural, opte por algo suave e calmante, como uma máscara de farinha de aveia ou de arroz ou máscara. Seja muito gentil ao usá-lo e não esfregue seu rosto.

A pele sensível se beneficia de esfoliantes ácidos leves, preferencialmente contendo ácido lático, azeláico ou mandélico. Todos estes ingredientes irão dissolver as células mortas da pele sem danificar fisicamente ou irritar a pele. Em vez disso, eles nutrem e hidratam sua pele. Ácido azelaico e mandélico também pode acalmar a irritação e ter um efeito antibacteriano, o que significa que irá melhorar a acne ou a rosácea.

Bônus! Aqui está uma receita de máscara de aveia calmante que irá esfoliar suavemente até as peles mais sensíveis.

Máscara facial caseira de aveia
1. Misture ⅓ xícara de farinha de aveia em um processador de alimentos até que se torne um pó grosso.
2. Adicione cerca de ¼ xícara de água morna, apenas o suficiente para formar uma pasta grossa. Se você sabe que sua pele não é alérgica a leite ou mel, use leite em vez da água e adicione 1 colher de chá de mel.
3. Aplique a máscara sobre a pele limpa e seca e deixe agir por 10 a 15 minutos, depois adicione um pouco de água morna para liquefazer a máscara e massageie suavemente sua pele antes de lavá-la completamente.
4. Finalize com seu hidratante facial habitual.

Como esfoliar a pele seca e envelhecida
Como muitas pessoas de pele seca devem saber, ter a pele seca pode se transformar em um pesadelo esquisito em pouco tempo. Uma mudança no clima pode desequilibrar sua pele instantaneamente, e, literalmente, na manhã seguinte, você pode acordar com a pele irritada e descamada.

Quando isso acontece, você precisa esfoliar a pele da forma mais eficaz possível. Ao mesmo tempo, você não pode perder mais umidade, e é por isso que deve seguir as seguintes dicas:

• Pele com tendência a ser seca precisa ser esfoliada de 2-3 vezes por semana.
• Para identificar produtos que atendam ao seu tipo de pele, procure as palavras-chave como "vigor" ou "radiante" nelas.
• Se você estiver procurando por um esfoliante, tente usar algo que hidrate a pele enquanto a esfolia, como um esfoliante ou máscara à base de açúcar ou mel. Uma mistura de farinha de aveia e arroz também são hidratantes, assim você pode usá-los também.
• Evite usar produtos que contenham argila ou sal. O ácido salicílico pode estar secando para algumas pessoas também.
• Para esfoliantes químicos, procure por aqueles que contêm ácidos glicólico e láctico. Ambos os ácidos são acessíveis, comuns e não secantes. Hidratantes esfoliantes que contêm um desses ácidos são uma boa ideia para quem tem pele seca, pois eles hidratarão a pele enquanto esfoliam.

Esfoliação com mel e açúcar
1. Combine 1 colher de sopa de mel cru, 1 colher de sopa de açúcar (branco ou mascavo) e 1 colher de sopa de óleo de amêndoa doce (abacate, jojoba ou espinheiro também).
2. Aplique sobre a pele seca e limpa e massageie suavemente a pele por 1-2 minutos, depois lave completamente, até que não restem resíduos oleosos.
3. Finalize com seu hidratante favorito.

Como esfoliar a pele mista a oleosa
Enquanto a pele sensível e seca anseia por hidratação, a combinação para pele oleosa tem um objetivo diferente. Ou seja, nós, pessoas de pele oleosa, sonhamos equilibrar a pele para que ela produza menos óleo, mas deixa-la seca.
Felizmente, uma boa rotina de esfoliação pode atingir esse objetivo sem nenhum problema. Em geral, as peles mistas e oleosas se beneficiam de um esfoliante mais profundo e podem usar produtos esfoliantes com mais frequência.

Aqui estão algumas dicas esfoliantes para a pele mista / oleosa:
• Você pode esfoliar com mais frequência do que outros tipos de pele, até 3-4 vezes por semana. Se sua pele é muito mista, considere exfoliar suas áreas oleosas mais frequentemente do que as áreas secas.
• Procure a palavra-chave “balanceamento”, “aperfeiçoamento” ou similar na embalagem dos produtos.
• Use escovas e esponjas de limpeza ao lavar o rosto. Isso proporcionará uma esfoliação suave e limpará melhor os poros, o que regulará a produção de óleo.
• Se você gosta de esfoliação, eu ainda evitaria usar produtos a base de sal, pelo menos para o seu rosto e pescoço. Opte por esfoliantes à base de barro à base de café ou géis descascadores que são mais suaves e minimizam a aparência dos poros.
• Em termos de esfoliantes químicos, procure aqueles que contêm ácidos glicólico ou salicílico. Ácido salicílico é particularmente bom em profunda limpeza dos poros e por isso é muito eficaz para limpar a acne. O ácido glicólico é particularmente benéfico para quem tem pele mista, pois não seca as áreas normais da pele combinada.
Bônus! Uma máscara caseira de café e uma receita de esfoliação de argila para a pele combinada a oleosa.

Máscara caseira esfoliante de café e argila
1. Combine 2 colheres de chá de argila bentonítica, ½ colher de café moído e duas colheres e meia de chá de água morna (ou água de rosas). Misture até formar uma pasta grossa.
2. Aplique na pele seca e limpa e massageie a pele por alguns minutos e enxágue. Alternativamente, deixe-a por 5 minutos como uma máscara e, em seguida, massageie e enxágue.
3. Hidrate como de costume.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down