Sat, Aug 19, 2017

peronico

Sexta-feira, 11 de agosto de 2017
Cassação de Masamy Eda pelo TRE não afeta o mandato do deputado Jorge Everton

Diante de notícias 'meio que precipitadas' sobre a perda de seu mandato com a cassação do deputado Masamy Eda e a anulação de seus respectivos votos para a fixação de um novo cálculo para determinar o quociente eleitoral referente as eleições de 2014, o que alteraria as cadeiras na Assembleia Legislativa, o deputado Jorge Everton (PMDB) esclareceu ontem que nada muda sobre sua eleição, conseguida naquela coligação de 2014 onde foram eleitos ele [Jorge Everton], Aurelina Medeiros, Marcelo Cabral, Masamy Eda, Naldo da Loteria e Joaquim Ruiz.

Portanto, esclarece Everton, mesmo que a cassação de Masamy seja mantida - a decisão não tem efeito imediato e ele tem o prazo de três dias para ingressar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - ele [Jorge Everton] permanece com a vaga assegurada. Se os cálculos forem de fato refeitos, quem deve ser eliminado é próprio suplente de Masamy - o ex-deputado José Reinaldo Pereira (Zé Reinaldo). Na matemática de Jorge Everton nem mesmo o deputado Joaquim Rui será afetado, pois continua com a vaga adquirida com a sobra dos votos.

Conforme o TRE, ficou comprovada a prática de captação ilícita de votos. O parlamentar entregava cheques de campanha para eleitores sob o pretexto de que eles iriam trabalhar nas eleições, mas o serviço nunca foi prestado. Mais de 1,5 mil pessoas estavam receberam o dinheiro que, segundo o TRE, foi a maior parte do recurso da campanha de Masamy

O estranho nesse caso da cassação de Masamy é que ao perceber a derrota e a esperança mínima de reverter a situação, ele próprio requereu ao TRE, algo incomum, que seus votos fossem anulados. Com o pedido de anulação dos próprios votos, Masamy busca impedir claramente que Zé Reinaldo possa assumir sua vaga na Assembleia Legislativa. E ontem durante uma entrevista, Masamy fez questão de ser ríspido com Zé Reinaldo. “Ele [Zé Reinaldo] foi preso pela Polícia Federal na campanha do ano passado, portanto está inabilitado para assumir a vaga”, disse Masamy.

0
0
0
s2smodern

pref jun

logo new