peronico

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sábado, 11 de novembro de 2017
Tributo ao Velho Brigadeiro: Ottomar ganhará estátua em tamanho natural. Só falta encontrar um local para assentá-la

Ottomar será homenageado com um tributo no dia de sua mote, próximo dia 11 de dezembro.

Muito justo o movimento que amigos, ex-assessores e admiradores estão fazendo em memória do ex-governador Ottomar de Souza Pinto, o velho brigadeiro. “Tributo ao Ottomar” é o tema da homenagem que terá sua celebração no dia 11 de dezembro, por ocasião dos 10 anos de sua morte, ocorrido no dia 11 de dezembro de 2007.

Guardado em segredo o ápice da homenagem será a inauguração de uma estátua de Ottomar – em tamanho natural (1m61cm) – já confeccionada em São Paulo e que será fincada em algum lugar de destaque na cidade Boa Vista. A princípio pensou-se no Parque Anauá, lugar que ele [Ottomar] tanto adorava. Mas a área já está batizada com o nome do engenheiro agrônomo e escritor Dorval de Magalhães.

A comissão organizadora do tributo está em busca de apoio para ver se consegue, então, denominar a Praça das Águas – obra sua quando prefeito - com o nome de Ottomar, porém, a iniciativa tem que partir de uma indicação da Câmara dos Vereadores por meio de projeto de lei, e sancionado pela prefeita Teresa Surita.

É lamentável que desde sua morte pouco ou quase nada se fez em defesa da preservação da memória daquele que foi o maior líder de Roraima e pelos seus feitos na montagem do Estado desde o tempo do Território Federal. Apesar de não estar mais entre nós, Ottomar conserva-se ainda como a maior referência política local.

As menções a Ottomar no pós-morte são absolutamente anódinas, imperceptíveis para o significado e sua proeminência para Roraima e sua gente. O velho brigadeiro está imortalizado apenas em uma pequena rua no bairro dr. Airton Rocha, no ginásio poliesportivo da escola Índio Macuxi e em um pequeno busto em frente ao Comando Geral da PM. É pouco. Ottomar merece muito mais que isso.

0
0
0
s2smodern

logo new