peronico

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Quinta-feira, 30 de agosto de 2018
Brasil poderá instituir sistema de senhas para entrada de venezuelanos em Roraima

Venezuelanos podem sofrer restrição para conseguir permissão para ingressar no Brasil por Roraima.

O presidente Michel Temer disse ontem que cogita limitar a entrada de venezuelanos em Roraima. “Entram 700 pessoas por dia. Pensamos em colocar senha para entrar 100, 200 pessoas por dia e organizar essas entradas”, disse.

Segundo o presidente, a ideia das senhas é "organizar um pouco mais essas entradas". As declarações foram feitas em entrevista à Rádio Jornal de Pernambuco.

Temer afirmou que atualmente entram de 600 a 700 pessoas por dia pela fronteira de Roraima e isso está criando problemas até para vacinação. Ele não detalhou, no entanto, como será a implementação das senhas e quando elas começariam a ser utilizadas.

O presidente também afirmou que o governo federal está aumentando o processo de interiorização dos imigrantes que permanecem no Brasil, ou seja, está levando parte dessas pessoas para outros Estados para diminuir a pressão sobre Roraima.

Temer frisou que o pronunciamento feito na terça-feira, 28, por ele, quando anunciou a edição de um decreto convocando as Forças Armadas para atuarem em Roraima por duas semanas, foi "um pouco mais duro" em relação à Venezuela.

"É inadmissível isso que está acontecendo lá. Ontem eu até disse que isso está colocando em desarmonia o próprio continente sul-americano. [...] É preciso modificar o clima na Venezuela", afirmou. Ainda na terça, Temer disse que é preciso buscar apoio na comunidade internacional para se tomar "medidas diplomáticas firmes".

"E o governo recusa lá e os venezuelanos vêm para cá. Claro que a nossa política é de acolher aqueles que entram no País, não só nossa política, mas os tratados internacionais. Mas o ideal para nós é que eles recebessem lá a nossa ajuda humanitária e que lá eles pudessem permanecer", disse.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down