peronico

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Denarium usará proximidade com Bolsonaro para destravar “Linhão de Tucuruí”

Bolsonaro prometeu que vai ajudar ao governador Antônio Denaium realizar obras importantes em Roraima

O governador eleito Antônio Denarium (PSL) quer aproveitar a ascensão de seu principal aliado Jair Bolsonaro para destravar um dos maiores ‘nós’ a infraestrutura do país: a construção da linha de transmissão de energia Manaus/Boa Vistam mais conhecida por “Linhão de Tucuruí”. Pelo projeto inicial a obra deveria ater entrado em funcionamento em 2014, mas até hoje não se livrou das restrições socioambientais.

A ideia de Denarium é usar a velha e conhecida ‘brecha’ da legislação já existente para tirar o projeto do papel. É que nos decretos de demarcação de reservas indígenas que cruzam rodovias federais, inclusive a dos Waimiris-Atroai, convencionou-se que ficaram excluídas das reservas as faixas laterais, [faixas de domínio] medindo 50 metros de cada lado, possibilitando o uso delas para implantação de obras estruturais ou uso coletivo.

Denarium levará a proposta ao futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzone, c om quem deve se reunir nos próximos dias em Brasília. “Nossa proposta é que a linha passe dentro dessas faixas. Mas sabemos claramente que existe interesses para eu a energia não chegue a Roraima”, diz Denarium.

O novo governador, no entanto, acredita eu as possibilidades de tirar esse e outros projetos do papel devem aumentar na gestão do residente eleito, que desde a campanha eleitoral vem prometendo facilitar a concessão de licenças ambientais.

Além do ganho que terá pela proximidade com o presidente eleito, pois são do mesmo partido, Denarium tentará convencer lideranças indígenas sobre o assunto e vai propor o pagamento de uma indenização aos indígenas. Mas acha que legalmente não há empecilho algum para eu a rede passe dentro da reserva, utilizando-se as faixas de domínio da BR-174. Fonte | Valo Econômico

0
0
0
s2smodern

logo JRH down