peronico

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Terça–feira, 27 de novembro de 2018
Intervenção: Forças federais assumem o controle do sistema penitenciário de Roraima

Uma operação composta por forças de seguranças nacionais e locais ocuparam ontem a Penitenciária Agrícola.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Segurança Pública, deflagrou ontem uma operação para assumir a administração da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista.

Apelidada de Operação Élpis, a ação conta com a participação de cerca de 250 agentes de forças de segurança federais (Força Nacional, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Exército, e estaduais (Secretaria de Justiça, polícias Militar e Civil), além da guarda-civil de Boa Vista.

Cercados por um forte aparato de segurança, agentes das várias forças ingressaram na penitenciária por volta das 4 horas. Parte do efetivo reunido para a operação foi distribuído de forma a reforçar o policiamento preventivo nas ruas da capital roraimense.

Segundo o diretor-geral do Depen, Tácio Muzzi, para impedir “reações ou práticas [criminosas] que tentem inviabilizar o trabalho” de intervenção federal. Esta é a primeira ação concreta decorrente da assinatura do acordo que União e o governo estadual assinaram no dia 13, possibilitando à União assumir o controle do sistema prisional de Roraima até o dia 31 de dezembro.

Muzzi explicou que a ação inicial consiste na “retomada do estabelecimento” e “reorganização dos custodiados” a fim de evitar a ocorrência de novos crimes. A primeira ação envolve a revista em todas as dependências da unidade prisional, o que exige, entre outras coisas, que os detentos sejam temporariamente trocados de cela – o que já começou a ser feito.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down