jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


peronico

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quinta-feira, 24 de janeiro de 2019
Venezuela em convulsão: Guaidó faz juramento e se autoproclama presidente

Manifestantes saíram ontem às ruas de Caracas e das principais cidades da Venezuela no terceiro dia de protestos contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

A convocação foi feita pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, o Parlamento do país, o deputado Juan Guaidó. Ele se declarou presidente da República em exercício e jurou em nome de Deus.

Apontado como principal líder da oposição, Guaidó fez o juramento comprometendo-se a assumir o poder interinamente e promover eleições gerais. O juramento foi feito durante um protesto contra o governo Maduro em Caracas.

Antes do juramento, Guaidó reiterou a promessa de anistia aos militares que abandonarem Maduro e apelou para que fiquem “do lado do povo”. Segundo ele, é preciso reagir à “usurpação” do poder por parte do presidente da República, instaurar o governo de transição e eleições livres.

Nas ruas, organizações não governamentais, como Observatório Venezuelano de Conitividade Social (OVCS), denunciaram violência e confrontos entre manifestantes e forças policiais. Segundo a OVCS, um adolescente de 16 anos foi baleado em um dos protestos.

Em protestos que antecederam a marcha, uma pessoa morreu quando uma estátua do presidente Hugo Chávez foi queimada. Outras três pessoas morreram em saques no Estado de Bolívar.

Ontem houve vários protestos contra Maduro nas ruas de Caracas e região. Imagens divulgadas pelas entidades civis organizadas mostram embates entre manifestantes e agentes do Estado, barricadas nas ruas e uso de coquetel Molotov.

O porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU), Farhan Haq, disse que a entidade acompanha de perto os desdobramentos da crise na Venezuela e as manifestações. Ele disse que a entidade rechaça qualquer tipo de violência e aguarda pelo avanço de negociações. Com Informações | Agências Internacionais.

LEIA mais

0
0
0
s2smodern

logo JRH down