jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


peronico

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Terça-feira, 26 de março de 2019
Juiz suspende ‘interdição ética’ em hospitais do Estado. CRM contesta

Impedidos de realizar cirurgias eletivas desde novembro do ano passado, por uma determinação do Conselho Regional de Medicina (CRM), que ordenou uma ‘interdição ética’ nos centros cirúrgicos, o Hospital Geral e a Maternidade Estadual voltam a realizar procedimentos a partir de hoje.

É que o Governo do Estado, por meio da Procuradoria-Geral do Estado, em conjunto com o Ministério Público, conseguiu decisão liminar na Justiça Federal para a desinterdição imediata dos Centros Cirúrgicos. A decisão foi proferida pelo juiz federal Helder Girão Barreto.

A medida gerou uma reação imediata da presidente do CRM. “Eles estão brincando de fazer saúde. A situação é muito séria. Nós sentimos a necessidade de interferir diretamente no que diz respeito às cirurgias eletivas, visando manter o mínimo de qualidade possível no serviço de emergência até que se normalize a situação do abastecimento e das condições de trabalho dos médicos que está muito ruim", explicou Rosa Leal, presidente do CRM.

Há no momento pelo menos 8 mil pessoas estão nas filas de espera por cirurgias eletivas, tanto no HGR, quanto na maternidade. Mas o Governo alegou que a Interdição Ética é “‘uma medida ilegal’, pois usurpa a competência dos órgãos da Administração Pública Estadual e Federal”. E sustentou, ainda, “a ausência de levantamentos concretos da Interdição Ética, sem a indicação das irregularidades apuradas, bem como a não observância do contraditório e ampla defesa”.

E com a desobstrução dos centros cirúrgicos, o secretário de Saúde, Ailton Wanderley, anunciou ontem a elaboração de mutirões de cirurgias eletivas de caráter emergencial no Hospital Geral de Roraima (HGR) e Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. Conforme o secretário, os mutirões devem ter início esta semana e serão realizados em período de plantão e fins de semana.

LEIA mais

0
0
0
s2smodern

logo JRH down