jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


peronico

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Quinta-feira, 28 de março de 2019
Xingu incita deputados a não votarem nada do Governo de Denarium

O deputado Jânio Xingu (PSD) – 1º vice presidente da Assembleia Legislativa – esboçou ontem um discurso de oposição ao governo de Antônio Denarium. Mas nas entrelinhas ficou bem claro que há condicionantes. Xingu pareceu magoado com algo feito por Denarium que não o agradou ou porque não está sendo ouvido.

Há nos bastidores da casa – segundo vozes da Rádio Corredor – boatos de que toda essa zanga demonstrada ontem é fruto de uma reivindicação não atendida: Xingu não conseguiu emplacar a ‘Musa do Dendê’, Luiza Maura de Faria Oliveira para o cargo de presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH) – cabo eleitoral e sua aliada no Sul do estado. Ela já presidiu a instituição nos últimos meses do governo de Suely, indicada pelo próprio.

O discurso de Xingu acabou inflando o plenário, atraindo várias manifestações inclusive de gente que aparentemente habita a base do Governo. Só que pelo alarido dos apartes, nota-se um certo descontentamento em relação ao que Denarium já fez até aqui, nesses quase três meses de gestão, o que pode gerar chamas do ‘fogo amigo’ nas pretensões governamentais.

Aos ‘berros’ Xingu mandou um recado ‘curto e grosso’ ao governador: “desça do palanque, governador. Você precisa cumprir o que prometeu em campanha”. Segundo o parlamentar, Antônio Denarium está agindo na contra-mão do que disse em seus discursos de campanha.

E mais incitou os deputados a não votarem projetos de autoria do Executivo enquanto o Governo do Estado não der uma resposta concreta a problemas que têm afetado a vida de cidadãos roraimenses. Ele citou como exemplos o cancelamento de concursos e questões ligadas aos servidores públicos. “Enquanto não houver uma discussão clara de que o Governo de Roraima vai fazer pelo povo, essa Casa não pode votar nenhum projeto a favor do Governo”, gritou da Tribuna da ALE.

Diante do que se testemunhou ontem, o melhor que Denarium faz é dialogar, contemporizar certos antagonismos iminentes, mas não precisa apequenar-se nem ajoelhar-se aos pés dos deputados. Tampouco empregar o uso do ‘toma-la-dá-cá’. Basta conversar. Senão coloca a governabilidade em xeque. Um alerta: Suely Campos ignorou o parlamento. Ai todos já sabem no que deu.

LEIA mais

0
0
0
s2smodern

logo JRH down