jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


peronico

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Sábado, 25 de maio de 2019
Um ovo vale o equivalente a 93,3 milhões de litros de gasolina na Venezuela

Um ovo custa a mesma coisa que 93,3 milhões de litros de gasolina e com um dólar é possível comprar o conteúdo de 14.600 caminhões-tanque: na outrora potência petroleira Venezuela, a hiperinflação e o congelamento dos preços fazem o combustível sair praticamente de graça.

O paradoxo é que, com a gasolina mais barata do mundo, os venezuelanos enfrentam ciclos de escassez, o último deles iniciado na semana passada, com filas que chegavam a vários dias de espera para encher o tanque em diversas regiões.

Um ovo no supermercado custa 933 bolívares, mas no posto, um litro de gasolina custa 0,00001 bolívares. Para encher um tanque de 50 litros custa 0,0005, montante impossível de pagar de forma exata, já que a menor nota em circulação é a de dois bolívares.

Nicolás Maduro cortou cinco zeros do Bolívar, mas as novas notas foram pulverizadas por uma hiperinflação que o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta em 10.000.000% (dez milhões) para este ano. As moedas já não existem mais.

Um dólar, cotado a 5.641,50 bolívares ontem pelo Banco Central da Venezuela, dá para comprar 554,6 milhões de litros de gasolina, suficientes para encher 222 piscinas olímpicas.

Para que um litro de gasolina seja vendido na Venezuela a preço internacional teria que alcançar 4.659 bolívares por litro. A enorme diferença entre esse montante e o que os venezuelanos pagam na realidade custa ao Estado cerca de 5,24 bilhões de dólares anuais, de acordo com especialistas.

Atualmente, a Venezuela refina apenas 100.000 barris de gasolina diários, a metade da demanda, vendo-se obrigada a importar o resto. Mas entrada em vigor no fim de abril de um embargo petroleiro dos Estados Unidos dificulta também a compra de gasolina a empresas americanas “que eram as que normalmente nos abasteciam” o país. Fonte | Globovision

LEIA MAIS

0
0
0
s2smodern

logo JRH down