jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


peronico

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Sábado, 10 de agosto de 2019
Ao lado de índios de Roraima, Bolsonaro volta a defender garimpo em reservas demarcadas

Em live transmitida pelo Facebook, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender que o garimpo seja liberado. Ao lado de indígenas da reserva Raposa Serra do Sol, Bolsonaro falou sobre a possibilidade de liberação da atividade, inclusive, em terras indígenas.

De acordo com o chefe do Executivo, garimpar a própria terra é uma pauta defendida por índios e quem se coloca contrário não está a favor deles. “O índio é nosso irmão, eles querem dentista, médico, não sei qual a expectativa de vida dele, acho que está abaixo de 50 anos. Ele quer explorar sua terra, quer plantar, quer garimpar, quer ganhar a vida dele”, argumentou.

A questão gera polêmica: um dos motivos de não ter exploração mineral em terras indígenas é para preservação da biodiversidade. A maior parte das reservas está na Região Amazônica.

Os índios presentes disseram ser a favor da medida. “Vivemos em uma terra riquíssima, que hoje está tudo embargada. Nós vivemos um novo estilo de vida. Não há nenhuma possibilidade de vivermos da forma que viviam nossos pais”, disse.

Para o presidente, as pessoas que dizem estar ao lado dos indígenas, na verdade, só estão querendo explorá-los. “Tem um pessoal que usa o índio como massa de manobra, para deixá-los isolados. O índio não fala a nossa língua”, disse. Com Informações | Agência Brasil

LEIA mais

0
0
0
s2smodern

logo JRH down