jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


peronico

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Domingo, 1 de setembro de 2019
“Demarcação de Raposa Serra do Sol foi fraudada”, diz general que quer revisão

O general da reserva do Exército Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, disse que a demarcação da reserva Indígena Raposa Serra do Sol se baseou em um laudo fraudulento.

“Foi um ato criminoso”, falou ele durante o live no Facebook junto com o presidente Jair Bolsonaro. Sem dar detalhes, o ministro disse que a fraude na demarcação ficou “praticamente comprovada”.

“Essas demarcações têm que ser revistas, uma vez que há provas, de dentro da própria Funai [Fundação Nacional do Índio], denúncias de demarcações fraudulentas para terras indígenas. São demarcações que foram forjadas, muito aumentadas na sua extensão, por gente interessada em lucrar com isso. Isso precisa ser muito bem estudado”, disse.

Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou a demarcação contínua da reserva e determinou a saída dos arrozeiros e não índios que ocupavam a área. A área possui cerca de 1,7 milhão de hectares e já foi objeto de disputa entre os indígenas e fazendeiros. Em 2013, a corte decidiu validar uma vez mais os critérios utilizados para a demarcação da Terra Indígena.

LEIA mais

0
0
0
s2smodern

logo JRH down