top ric ro 2

 

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

0601feliz ano novoQuem inventou o Réveillon?

Bom, ainda estamos em clima de ano novo, em clima de Réveillon. As pessoas vestiram-se de branco, preparam comidas diferentes, beberam champanhe e ficaram acordadas esperando a hora da virada e 2017 chegou. Mas todos esses costumes são tradições importadas, a começar pelo nome na festa.

Réveillon vem do verbo francês réveiller, que significa “acordar” — é o “despertar do ano”, pegou? A palavra surgiu no século 17 para identificar eventos muito populares entre os nobres franceses: jantares longos e chiques, que iam até depois da meia-noite, nas vésperas de datas importantes. Esses regabofes gastronômicos noturnos eram realizados várias vezes ao ano, mas com o tempo foram ficando para o Ano-Novo mesmo.

No século 19, o Réveillon virou moda nas colônias e áreas de influência da França – que eram muitas, já que ela era a superpotência cultural da época. No Brasil, os primeiros Réveillons foram realizados na corte de dom Pedro II, no Rio de Janeiro, e logo copiados pelas elites paulistas. Mas alguns detalhes foram incorporados depois, recheando o jantar francês com um sincretismo bem brasileiro.

Conheça a origem de algumas mandingas de Ano-Novo: 

UVAS - Simpatia trazida pelos vinicultores portugueses, que guardavam a semente do seu produto para ter fartura.

LENTILHAS - Os italianos trouxeram essa tradição, que resultaria em um ano de fartura.

ROUPA BRANCA - É a roupa dos devotos de Iemanjá, orixá que já na África era homenageada com oferendas no mar na passagem do ano.

PULAR ONDAS - Hábito comum desde os gregos, que acreditavam “recarregar baterias” pelo mar, fonte da vida.

Receita da semana
Pernil assado de forno

0601 Coluna RR pernil de forno 2Ingredientes:

1/2 xícara (120 ml) de água
Suco de 3 limões
1 colher (sopa) de sal (rasa)
4 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
2 folhas de louro
1/2 maço de salsinha picada
1/2 maço de cebolinha picada
1 pernil de porco de 3 kg
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
100 ml de suco de laranja
100 ml de vinho branco seco

Modo de preparo

1 - Preaqueça o forno médio (180°C).
2 - Faça uma marinada com a água, o suco de limão, o sal, o alho, a pimenta, o louro, a salsinha e a cebolinha. Coloque o pernil nesse tempero. Deixe marinar por 8 horas, ou durante a noite, virando de vez em quando. Reserve a marinada.
3 - Coloque o pernil numa assadeira e passe manteiga em todas as partes. Cubra com papel alumínio com o lado brilhante voltado para a carne.
4 - Leve para assar em forno preaquecido médio por uma hora. Após, retire o papel alumínio.
5 - Continue assando, agora em temperatura alta, por mais 40 a 50 minutos, para dourar bem. Durante esse temnpo, regue o pernil com o molho da marinada de vez em quando.
6 - Retire o pernil da assadeira, passe para uma travessa e reserve.
7 - Leve a assadeira ao fogo médio, junte a farinha de trigo e o suco de laranja e o vinho e vá raspando, misturando, até formar um molho grosso.
8 - Coe o molho, coloque numa molheira. Fatie o pernil e leve à mesa acompanhando do molho.

0601 Coluna RR santana pub

Na panela e no copo (bares e restaurantes)
Sant'ana Pub

Esse lugar esta agitando as noites de Boa Vista. Sempre cheio com drinks diferentes, petiscos a vontade do cliente, e toda semana com uma atração na pista de shows... Vale a pena vocês darem um pulo e conhecer o Sant'ana, ele fica no Pátio Roraima Shopping na parte de fora. Com vista para a rua João Alencar, 2.181, Cauamé tel. (95) 8104-0355.

Pondo à mesa (encerrando)

Gostaria de desejar a todos um maravilhoso 2017, cheio de saúde, paz, amor, dindin e etc.. Feliz Ano Novo pra vocês e, nos veremos na próxima semana com uma receita surpresa.

0
0
0
s2smodern

logo new