top ric ro 2

 

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Receita da semana
Tambaqui na Brasa com salada regional

2301 Coluna RR tambaqui 6Tambaqui (Colossoma macropomum), também chamado de Pacu Vermelho, é um peixe de água doce e de escamas com corpo romboidal, nadadeira adiposa curta com raios na extremidade; dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos. Boca prognata pequena e forte com dentes molariformes. A coloração geralmente é parda na metade superior e preta na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água. Os alevinos são cinza claro com manchas escuras espalhadas na metade superior do corpo. O tambaqui alcança cerca de 110 cm de comprimento total. Antigamente eram capturados exemplares com até 45 quilos. Hoje, por causa da sobre-pesca, praticamente não existem indivíduos desse porte. Peixe comum encontrado na bacia amazônica e do qual se aproveitam a saborosíssima carne e o óleo.

É uma espécie que realiza migrações reprodutivas, tróficas e de dispersão. Durante a época de cheia entra na mata inundada, onde se alimenta de frutos ou sementes. Durante a seca, os indivíduos jovens ficam nos lagos de várzea onde se alimentam de zooplâncton e os adultos migram para os rios de águas barrentas para desovar. Na época de desova não se alimentam, vivendo da gordura que acumularam durante a época cheia.

INGREDIENTES: 1 kg de banda de tambaqui; 1 limão; 50 gr de cebola; 10 gr de alho; 10 gr de sal; 30 ml de azeite ou óleo; Salada; 100 gramas de alface regional; 100 gr de tomate; 50 gr de cebola; 50 gr de cenoura ralada (opcional)

Modo de preparo

Acender o fogo da churrasqueira, passar o limão na banda de tambaqui (para impedir a proliferação de bactérias e dar uma acidez ao peixe), fazer uma pasta com a cebola,alho,sal e azeite, passar sobre o peixe e deixar marinado na geladeira por 30 min. Quando o fogo estiver em "brasa" e a 300º (mais ou menos 5 segundos de calor na mão), "selar" a parte da carne do peixe por 5 a 7 minutos numa distância com altura de 20 a 25 cm, virar o peixe agora com a parte da pele na brasa e assar por mais 10 a 12 minutos, e esta pronto. O segredo dessa técnica de assamento é a temperatura, se ela estiver muito baixa o peixe pode ficar cru no meio, muitos assadores aqui no norte assam uma banda por mais de meia hora, deixando o peixe muito seco e sem suculência, mas gosto não se descute. Para a salada lavar e higienizar as folhas frutas e verduras, temperar com sal, azeite e vinagre, servir ao lado peixe e bom apetite...

2301 Coluna RR barracão do poeta

Na panela e no copo (bares e restaurantes)
Barracão do poeta

O que continua adoçando a nossa boca todos os fins de semana lá no bairro Jóquei Clube é o Barracão do Porta, comandado pela linda e simpática Yasmine Benaion, com delícias do norte e nordeste, com várias frutas frescas, tucumâs, pupunhas, tapiocas, X-caboquinho, cuscuz, etc....

Quando posso sempre vou lá saborear e bater papo com a minha amiga. O endereço é Rua José Francisco, 95 Jóquei Clube, tel: 98124-4184... abre apenas nos sábados e domingos dás 6h30 à 11h30...


Temperando (dicas)
Os 5 piores alimentos do mundo

2301 Coluna RR junkfood piores alimentos do mundo1 - Refrigerantes e diets - De acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola (www.mercola.com), uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

2 - Donuts (rosquinha frita) - Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans – o pior tipo de gordura que você pode ingerir. Essas substâncias estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer.

3 - Cachorro quente - um estudo da Universidade do Havaí, também nos EUA, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês.

4 - Bacon - O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

5 - Salgadinhos de batata - Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

2301 Coluna RR maria isabelPondo à mesa (encerrando)

 

Cuidado com essas comidas perigosas, e semana que vem vamos fazer uma receita nordestina, a famosa Maria Isabel...

Boa semana e boas receitas a todos...

As fotos da coluna são do Chef Ricardo Rohnelt.

0
0
0
s2smodern

logo new