Receita da semana
Filetto alla parmegiana (filé à parmegiana)
Engana-se e muito quem pensa que o Filé à Parmegiana é uma receita típica italiana. Ele foi inventado no Brasil, especificamente em São Paulo. Ninguém sabe dizer quem foi o autor da façanha. Mas bem provavelmente, o abençoado devia ser um imigrante italiano ou, no mínimo, um descendente.
Pode percorrer a Itália toda, do cume do cano alto até a ponta da bota. Pode até caprichar no sotaque de novela e no gestual exagerado ao bradar “biffe alla parmaegiana”. O máximo que você vai encontrar é o cotoletta alla milanese (bife à milanesa) e a parmigiana di melanzane (berinjela à parmigiana). Já o parmigiana na Itália, por excelência, é a berinjela. Feita em fatias dispostas em camadas, empanadas em ovo e farinha, regada com molho de tomate e salpicada com queijo parmesão.
O termo parmigiana segundo o Devoto-Oli, dicionário muito famoso por lá, significa “cozinhar à maneira de Parma, isto é, como os habitantes da cidade de Parma, preparar os legumes em camadas.” Não coincidentemente, na Sicília, a palavra deriva de parmiciana, que se refere a janelas com tiras de madeira em camadas, semelhantes às nossas persianas. Exatamente a forma como é montado prato. Termologias usadas para reforçar a disputa pela autoria da receita. Abaixo a minha receita de filé a parmegiana.
INGREDIENTES | |
400 gr de filé mignon ou miolo de alcatra ou alcatra ou maminha de alcatra. 150 gr de farinha de trigo 150 gr de farinha de rosca 3 und de ovos 300 gr de queijo muçarela 150 gr de presunto 500 gr de molho de tomate * 600 gr de purê de batata* óleo para fritar. QB (o que basta) de parmesão ralado, sal e pimenta. Manjericão para decorar. |
|
Modo de preparo
Limpar a carne e cortar em bifes de 100 gr, temperar e cortar o bife no meio, rechear com queijo e presunto, fechar e empanar completo (passar na farinha de trigo, no ovo e depois na farinha de rosca), cada peça (não esquecer de temperar a farinha de rosca para não ficar sem sabor), levar a geladeira por 2 hs ou freezer por meia hora, para endurecer o empanamento e não cair no óleo da fritura e esgotar o óleo. Fritar cada peça, e reservar, numa travessa colocar o molho de tomate, os parmegianas ( não cobrir os filés, para não perder a crocância), uma fatia de muçarela e levar ao forno à 200º C até gratinar. Sirva num prato por cima do purê com o molho de tomate, polvilhe o queijo parmesão e buon appetito...
* Itens destacados ao lado estaremos depois ensinando as receita.
Na panela e no copo (bares e restaurantes)
O que esta arrebentando esse ano, agora com pratos executivos para temperar mais a sua vida, rodízio de pizzas todas as quartas-feiras a R$ 28,99 e com mais de 20 sabores de pizzas doces e salgadas e as pizzas tradicionais feitas na casa, é o Mercato Rock e Pizza, Fundada em 2000. A Pizzaria reúne pizza, rock and roll e jazz. Com um ambiente totalmente decorado e inspirado nas lendas do rock. Apareçam por lá e confiram essas delícias. O endereço é Rua José Bonifácio,1445 – Bairro Aparecida, em frente ao Umai sushi...
Temperando (dicas)
1 – O queijo não endurece se você passar manteiga ou margarina na parte cortada.
2 – Quando o purê fica muito aguado, basta salpicar a mistura com um pouco de leite em pó.
3 – Para empanar pedaços de carnes, frangos ou peixes, sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico (foto ao lado). Junte os pedaços das carnes e chacoalhe até misturar bem.
Pondo a mesa (encerrando)
Espero que vocês se deliciem com essa receita de filé à parmegiana e semana que vem vou ensinar pra vocês como se faz o purê e o molho de tomate. Boas receitas e Bom fim de semana.