top ric ro 2

 

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

1102 Coluna RR file a parmegianaReceita da semana

Filetto alla parmegiana (filé à parmegiana)

Engana-se e muito quem pensa que o Filé à Parmegiana é uma receita típica italiana. Ele foi inventado no Brasil, especificamente em São Paulo. Ninguém sabe dizer quem foi o autor da façanha. Mas bem provavelmente, o abençoado devia ser um imigrante italiano ou, no mínimo, um descendente.

Pode percorrer a Itália toda, do cume do cano alto até a ponta da bota. Pode até caprichar no sotaque de novela e no gestual exagerado ao bradar “biffe alla parmaegiana”. O máximo que você vai encontrar é o cotoletta alla milanese (bife à milanesa) e a parmigiana di melanzane (berinjela à parmigiana). Já o parmigiana na Itália, por excelência, é a berinjela. Feita em fatias dispostas em camadas, empanadas em ovo e farinha, regada com molho de tomate e salpicada com queijo parmesão.

O termo parmigiana segundo o Devoto-Oli, dicionário muito famoso por lá, significa “cozinhar à maneira de Parma, isto é, como os habitantes da cidade de Parma, preparar os legumes em camadas.” Não coincidentemente, na Sicília, a palavra deriva de parmiciana, que se refere a janelas com tiras de madeira em camadas, semelhantes às nossas persianas. Exatamente a forma como é montado prato. Termologias usadas para reforçar a disputa pela autoria da receita. Abaixo a minha receita de filé a parmegiana.

INGREDIENTES  
400 gr de filé mignon ou miolo de alcatra ou alcatra ou maminha de alcatra.
150 gr de farinha de trigo
150 gr de farinha de rosca
3 und de ovos
300 gr de queijo muçarela
150 gr de presunto
500 gr de molho de tomate *
600 gr de purê de batata*
óleo para fritar.
QB (o que basta) de parmesão ralado, sal e pimenta.
Manjericão para decorar.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Modo de preparo

Limpar a carne e cortar em bifes de 100 gr, temperar e cortar o bife no meio, rechear com queijo e presunto, fechar e empanar completo (passar na farinha de trigo, no ovo e depois na farinha de rosca), cada peça (não esquecer de temperar a farinha de rosca para não ficar sem sabor), levar a geladeira por 2 hs ou freezer por meia hora, para endurecer o empanamento e não cair no óleo da fritura e esgotar o óleo. Fritar cada peça, e reservar, numa travessa colocar o molho de tomate, os parmegianas ( não cobrir os filés, para não perder a crocância), uma fatia de muçarela e levar ao forno à 200º C até gratinar. Sirva num prato por cima do purê com o molho de tomate, polvilhe o queijo parmesão e buon appetito...

* Itens destacados ao lado estaremos depois ensinando as receita.

 Na panela e no copo (bares e restaurantes)

1102 Coluna RR mercato pizzaria

O que esta arrebentando esse ano, agora com pratos executivos para temperar mais a sua vida, rodízio de pizzas todas as quartas-feiras a R$ 28,99 e com mais de 20 sabores de pizzas doces e salgadas e as pizzas tradicionais feitas na casa, é o Mercato Rock e Pizza, Fundada em 2000. A Pizzaria reúne pizza, rock and roll e jazz. Com um ambiente totalmente decorado e inspirado nas lendas do rock. Apareçam por lá e confiram essas delícias. O endereço é Rua José Bonifácio,1445 – Bairro Aparecida, em frente ao Umai sushi...  

Temperando (dicas)

1102 Coluna RR Dicas Impoertantes

1 – O queijo não endurece se você passar manteiga ou margarina na parte cortada.

2 – Quando o purê fica muito aguado, basta salpicar a mistura com um pouco de leite em pó.

3 – Para empanar pedaços de carnes, frangos ou peixes, sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico (foto ao lado). Junte os pedaços das carnes e chacoalhe até misturar bem.

 

 

 

1102 Coluna RR Pure e molho de tomate1

Pondo a mesa (encerrando)

Espero que vocês se deliciem com essa receita de filé à parmegiana e semana que vem vou ensinar pra vocês como se faz o purê e o molho de tomate. Boas receitas e Bom fim de semana.

0
0
0
s2smodern

logo new