top ric ro 2

 

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Receita da Semana
Purê de batata e molho de tomate

1702 COLUNA RR pure de batata

Originada da América do Sul, Bolívia e Peru,a batata foi levada pelos espanhóis para a Europa no Século XVI. O purê (português brasileiro) ou puré (português europeu) (do francês, purée) é uma designação para alimentos cozidos - geralmente vegetais, legumes ou frutas - que foram moídas, prensadas, misturadas, e/ou peneiradas para obtenção de uma pasta cremosa de consistência macia ou líquido espesso.

Os purês podem ser feitos em um liquidificador ou processador de alimentos, ou com instrumentos especiais tais como um espremedor de batata, ou forçando o alimento através de um coador, ou simplesmente por esmagamento do alimento em uma panela. Geralmente devem ser preparados, quer antes, quer após a trituração, a fim de melhorar o sabor e a textura, removendo as substâncias tóxicas, e / ou reduzindo o seu teor de água. De acordo com a sua consistência, seja mais ou menos espessa, os purés são consumidos como sopas ou como acompanhamento para carne ou peixe. Feito com adição de leite, manteiga ou creme de leite, para ficar com consistência mais cremosa.

Ingredientes: 500 gr de batata inglesa; 100 gr de creme de leite; 50 gr de manteiga; 5 gr de sal

uma pitada de nóz moscada

Modo de preparo: Descascar as batatas e cortar e pedaços menores (para cozinhar mais rápido), levar em uma panela em água fervente, quando ficar bem macia, escorrer a água e amassar bem sem deixar grumos, levar em uma panela, derreter a manteiga, adicionar o creme de leite, acrescente a bata amassada aos poucos até dar o ponto desejado, salpicar o sal e a nóz moscada, provar e servir. Você pode também fazer com leite, que é o mais comum, usando o liquidificador.

1702 COLUNA RR 1


Molho de tomate italiano

Muita gente pensa que tomate é um legume, mas não, tomate é fruta.apesar de ser fruta é um dos vegetais mais consumidos em todo o mun-do. Muitos imaginam que o tomate anda pelas mesas do mundo há muito tempo. Ledo engano.

Até perto de 1900, os melhores cozinheiros europeus ainda desconfiavam que ele fosse venenoso, como são alguns membros das solanáceas, sua família botânica.

Inicialmente era cultivado apenas para efeitos ornamentais.Quando os tomates chegaram ao Velho Mundo, ainda não se sabia o que fazer com eles, uma vez que eram muito ácidos para comer como fruta. 

Na Itália, Antonio Latine escreveu entre 1692 e 1694 o livro de cozinha napolitana "Lo Scalco Alla Moderna", em que uma das suas receitas recomendava levar ao fogo pedaços de tomate, sem pele ou sementes, temperando com salsinha, cebola e alhos picados, salpicados com sal e pimenta, acrecidos de azeite e vinagre, para obter um molho de tomate “de estilo espanhol”.

Ingredientes: 1 kg de tomates bem maduros; 50 gr de alho; 15 ml de azeite; 300 ml de água; 15 gr de açúcar; 10 gr de sal

Modo de preparo: Eu pessoalmente faço o molho de tomate para consumo diário com pele e sementes, mas as sementes oxidam o molho quando ele fica para o outro dia, e a pele fica parecendo uma "sujeira" no molho, por isso muitas pessoas fazem sem pele ( tomate pelajo) e sem semente. Para tirar a pele ,faça uma cruz em cima do tomate e coloque na água fervente, quando a pele começar a soltar, tire e coloque os tomate na água fria e, puxe a pele uma por uma, a semente retire com uma colher. Corte os tomates em pedaços, pique o alho, numa panela "suar" o alho no azeite e logo depois adicione os tomates, quando eles começarem a desmanchar, acrescente a água, deixe ferver e abaixe o fogo para deixar reduzir o molho, tire a acidez com o açúcar, acerte o tempero com o sal, e esta pronto o molho.

OBS: Algumas pessoas colocam orégano (para o molho de pizza), e manjericão para o molho de massas.

1702 COLUNA RR pizzaria são paulo

Na panela e no copo (bares e restaurantes)
Espaço pizzaria São Paulo

Esta matando a gente de tanta vontade de comer pizza, é a nova pizzaria São Paulo, inaugurada no final do ano passado, ela tem vários sabores, com a borda tostadinha e com muito mais recheio, como as pizzarias em "Sampa" são vendidas. Vale a pena vocês conhecerem e se deliciarem com essas pizzas, principalmente a "Calzone" (pizza fechada). O end: é na Rua Gustavo Mesquita nº 21, 31 de Março (ao lado do Goiana Expresso), das 19:00 até meia noite, delivery : 3224 6855/ 98802 0001.

Pondo à mesa (encerrando)1702 COLUNA RR

Usem e abusem dos purês ( de batata, batata doce, baroa, aipim, ervilha,etc), e do molho de tomate, a imaginação é o limite do cozinheiro, e semana que vem, semana de carnaval , vou ensinar o melhor cura ressaca da década, o famoso "caldo verde", Bom fim de semana e boas receitas a todos.

0
0
0
s2smodern

logo new