top ric ro 2

 

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Receita da semana
Cuscuz à Paulista com recheio de atum

2403 Coluna RR cuscuz a paulista

Entre os séculos 17 e 18, os tropeiros que partiam da capital em direção ao interior do estado, levavam consigo mercadorias e alimentos como farinha de milho, galinha, feijão e miúdos. Durante a viagem, a farinha absorvia os sucos dos alimentos e tudo se misturava formando um virado mais tarde batizado de cuscuz paulista! Em pouco tempo o prato ganhou outros povoados e cidades e chegou em Minas Gerais que fez a sua versão cozida com queijo, torresmo e couve.

Quando a receita chegou em Marrocos, levada pelas mãos do marechal Deodoro em 1889, já faziam parte a linguiça, grão-de-bico e semolina. E então chegamos no que conhecemos hoje como couscous marroquino! Com essa roupagem, o prato chegou a Paris e, atualmente, está presente em muitos restaurantes de Manhattan nos EUA, lugar onde o hot-dog ainda é rei. E sem esquecermos da famosa sardinha em lata, presente sempre em todo bom cuscuz que se preze. Esta só começou mesmo a ser usada na Segunda Guerra Mundial, época de escassez de alimentos frescos e da abundância de comida enlatada. (Fonte: Receitas demais.com).

2403 Coluna RR como fazer cuscuz

Temperando (dicas)
Como fazer o cuscuz

- Para fazer cuscuz na panela, colocar a mesma quantidade de farinha e de água, finalizar com manteiga.

- Para fazer no vapor, hidratar primeiro com 1/3 de água da quantidade de farinha.

- Para fazer na cuscuzeira, também 1/3 de água e finalizar com manteiga.

Ingredientes:

200 gr de molho de tomate
500 ml de caldo de vegetais (400 gr de cenoura, 400 gr de cebola e 200 gr de salsão mais 1 lt de água)
50 ml de óleo de milho
100 gr de pimentão verde
100 gr de pimentão vermelho
200 gr de palmito picado(s)
200 gr de ervilha
100 gr de cebola
50 gr de alho
20 gr de salsinha
2 unidade(s) de ovo cozido picado(s)
2 lata(s) de sardinha (ou atum) 200 gr, com óleo sem pele(s) e sem espinhas
50 gr de azeitona verde
500 gr de farinha de milho amarela (melhor usar a própria para cuscuz).

Modo de preparo

Fazer o caldo de vegetais (mirepoix - cenoura, cebola e salsão), deixar ferver e "reduzir" por meia hora o caldo até ficar pela metade, reserve. Hidratar a farinha de milho com o caldo de vegetais (colocar o caldo aos poucos, porque existem farinhas mais úmidas que outras), e reserve.

Picar a cebola e o alho e "suar" na frigideira com o óleo da sardinha, refogar os outros ingredientes já picados e adicionar a sardinha, salpique a salsinha, e misture com os ovos picados. Pegar a farinha hidratada e misturar bem com o refogado. Numa forma de pudim, passar o óleo de milho nela decorar com ovos em rodelas cozidos, acrescente a mistura. Deixar bem compactado e levar ao forno à 180º por 45 min. Desenformar e servir.


2403 Coluna RR hola


Na panela e no copo: (restaurantes e bares)

Hola sabor del mexico

Continua "arrebentando" os sabores do México, a Hola paletas e comidas mexicanas, com suas paletas, tacos, burritos, quesadillas, nachos, guacamoles, etc.. Todos os sabores com qualidade ótimas, vale a pena passar nas lojas e provar esse sabores diferentes e deliciosos da cultura mexicana, os endereços são nos dois shoppings da nossa cidade, no aeroporto, e as comidas na loja do centro na rua Benjamin Costant, 1683, telefone: 3623 2328. "Veo en la cena" (te encontro no jantar - em espanhol)... 


 

Pondo à mesa (encerrando)

Que essa delícia de origem marroquina, árabe, paulista, deixem vocês com vontade de quero mais. E semana que vem uma receita de quiche de frango com catupiry (decsulpe a foto no prato de festa, rsrsrsr), serve para lanches, almoços, jantares, tudo..... boas receitas , bom fim de semana e " al salam aleikum" (que a paz de Deus esteja com você, em Árabe)...

2403 Coluna RR quiche de frango catupiry

As fotos das receitas são do Chef Ricardo Rohnelt.

 

0
0
0
s2smodern

logo new