top ric ro 2

 

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Receita da semana
Bacalhau à Zé do Pipo semana santa

1604 Coluna RR Bacalhau a Ze Pipo

Bacalhau à Zé do Pipo é um prato típico da culinária de Portugal. Deve o seu nome a José Valentim - apelidado: "Zé do Pipo" - dono de um restaurante tradicional da cidade do Porto e autor da receita.

Foi criado na década de 1940, tendo então alcançado a primeira posição num concurso denominado "a melhor refeição ao melhor preço".

É preparado com bacalhau, maionese, puré de batata, cebola, leite, azeite, pimentão vermelho, louro e azeitonas, entre outros ingredientes possíveis. Após cozedura, o bacalhau é gratinado com os restantes ingredientes.


Ingredientes:

Para o bacalhau: 500 gr lombos médios de bacalhau dessalgado; 150 gr de cebolas; 30 gr de dentes de alho; 50 gr pimentão vermelho; 3 folhas de louro; azeite e sal q.b. (que basta); azeitonas pretas q.b.; 500 ml leite; 100 gr maionese.

Para o Purê: 1,5 kg de batatas; sal q.b.; 50 gr de manteiga; 2 gemas + 1 para pincelar noz moscada q.b.; e 50 ml de leite. 

Modo de Preparo: Leve ao fogo um tacho com partes iguais de leite e de água, junte o bacalhau, duas folhas de louro e deixe ferver. Apague o fogo e deixe ficar o bacalhau na calda durante 5 minutos. Retire para o recipiente de forno e reserve o leite da cozedura. Descasque e corte as cebolas e os alhos em gomos e leve a refogar com azeite. Junte os pimentões em tiras. Quando estiver douradinho regue com um pouco de leite, um pouco de sal e deixe cozinhar. Cubra os lombos de bacalhau com o refogado de cebola e pimentões. Por cima coloque uma camada fina de maionese.

Enquanto isso, prepare o puré. Cozinhe as batatas em água e sal e quando estiverem cozidas, reduza-as a puré. Leve ao fogo, com a manteiga e um pouco de leite conforme seja necessário (depende do tipo de batata). Envolva as gemas e tempere com a noz moscada. Passe o puré para o saco com bico frisado e faça rosetas de puré à volta do bacalhau,pincele com a gema de ovo. Leve ao forno pré aquecido 200º C até dourar e decore com azeitonas.


Na panela e no copo (restaurantes e bares)
Viverde Beer and headshop

1604 Coluna RR viverde2Esta "arrebentando" as calçadas do Caçari, uma nova casa de cerveja, a Viverde Beer and Headshop, com várias marcas de cervejas e chopp's e petiscos leves, a casa todo fim de semana tem uma atração, vale a pena dar um pulinho por lá vocês vão gostar... Ela fica na Av. Bacabeira, 746-A, no Caçari, e o tel:(95) 99114 2323.


Temperando (dicas): para o Bacalhau ao Zé do Pipo

1604 Coluna RR ze do pipo1 - No purê, além da manteiga, acrescente um pouco de creme de leite, ele vai ficar macio que nem veludo.

2 - Para usar o bico de confeiteiro para o Zé do Pipo, cuidado com a textura do purê, muito mole não da forma, e muito duro você não consegue confeitar.

3 - Se você quiser, troque a maionese por catupiry, vai ficar mais gostoso.

4 - Para gratinar, você também pode polvilhar parmesão por cima, além de ficar mais bonito fica uma"dilícia".


1604 Ovo de PascoaPondo à mesa (encerrando)

Se deliciem com essa receita de bacalhau, cuidado não comam muito chocolate, pra quem gosta de vinho, a harmonização de chocolate com vinho, só usem os vinhos fortificados, vinho do porto (português), Banylus (francês) ou vinho madeira (português), mas podem ser também os vinhos de colheita tardia (portugueses e brasileiros) e os icewine (canadenses) também. E semana que vem vamos aprender a fazer ovos de chocolate, para economizarmos nos presentes para as crianças... rsrsrsr, Bom fim de semana, Boa páscoa e boas receitas a todos...

0
0
0
s2smodern

logo new