Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O cuidado e o bem-estar com a saúde das pessoas é uma das prioridades da prefeitura de Boa Vista, que tem disponibilizado diversos programas e ações seja na área da saúde, social e entretenimento. A ideia é promover a qualidade de vida das pessoas.

Um desses programas são os grupos operativos de atividades físicas voltadas às pessoas na faixa etária de 40 a 80 anos de idade. Hoje esses programas são disponibilizados em algumas das unidades básicas de saúde do município.

O grupo da unidade do Buritis é um dos mais antigos, composto por 40 idosos e com atividades realizadas há mais de3 anos. De acordo com o médico da família, Ender Melendez, as atividades proporcionam diversos benefícios. “Percebemos o quanto eles gostam de participar e como isso tem ajudado bastante na qualidade de vida deles. As consultas com médicos diminuíram bastante, pelo menos desse grupo aqui na unidade”.

Todas as terças e quintas-feiras o grupo se reúne para fazer alongamentos, caminhadas de curto percurso e outras atividades, além de fazerem visitas aos colegas que estão acamados. Uma vez na semana eles fazem um grande encontrão para tomar um café saudável e conversar sobre um tema importante para a saúde deles nessa idade.

“É uma alegria e um prazer trabalhar com eles, durante os encontros sempre reforçamos a parte da alimentação saudável, para evitar as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão”, destaca a enfermeira, Sandra Flauzino.

Além de participarem das atividades, a maioria do grupo vai participar pelo segundo ano da Corrida 9 de Julho, na modalidade 5 Km. Hoje, mais de 30 deles já estão inscritos e se preparando para a corrida.

DESTAQUE - Uma das revelações do grupo é a atleta de rua, Idelfranca Cavalcante, de 60 anos. Uma das mais antigas participantes do grupo do Buritis, e uma das melhores incentivadoras da boa qualidade de vida, Idelfranca já conquistou diversas medalhas e troféus em mais de 50 corridas de rua, incluindo a Corrida São Silvestre, realizada todos os anos em São Paulo.

“Comecei a fazer atividades físicas para deixar de fumar e foi nas atividades que encontrei a solução para o meu problema. Hoje me sinto muito feliz e mais ativa. A idade não se tornou um peso, pelo contrário, tenho conquistado muitas coisas. Aqui no grupo tenho muitos amigos queridos e busco incentivar sempre, os profissionais de saúde são atenciosos e buscam melhorar as atividades a cada dia”.

UNIDADES COM ATIVIDADES – Quem quiser fazer parte dos grupos pode procurar uma das 22 unidades, entre elas, a do Buritis, Raiar do Sol, Silvio Botelho, Mecejana, Liberdade, Alvorada, São Pedro, Aygara Motta e São Vicente.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down