Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O ministro foi recebido no Palácio Senador Hélio Campos e logo em seguida, comitiva seguiu para o Bonfim

O ministro do Esporte, Leandro Cruz, veio a Roraima participar da abertura do I Festival de Jogos Etnocultural na comunidade indígena Manoá, no município de Bonfim, competições que se estenderão até o próximo dia 26 de maio. Ele foi recebido em palácio pela governadora Suely Campos.

“A vinda do ministro dos Esportes reforça a importância do incentivo da prática de esportes entre os povos indígenas, além do mais, é um momento de integração, amizade e de saúde”, pontuou a governadora.

Segundo o ministro, Leandro Cruz, o acontecimento tem como objetivo reforçar as tradições, o esporte e as próprias comunidades indígenas no Estado. “Quando reforçamos as tradições, estamos fortalecendo a própria existência dessas comunidades, para que cresçam de maneira saudável, de forma tradicional e sempre respeitando sua cultura”, observou.

OS JOGOS – O I Festival de Jogos Etnocultural de Roraima ocorre de 21 a 26 de maio. Terá como participantes indígenas atletas dos municípios de Amajari, Alto Alegre, Bonfim, Iracema, Normandia, Pacaraima, Cantá, Caroebe, Boa Vista e Uiramutã, reunindo em média 1.500 competidores das etnias Macuxi, Taurepang, Wapichana, Ingaricó, Patamona, Sapará, Yanomami, Waimiri-Atroari e Wai-Wai.

As competições serão nas modalidades tipicamente indígenas, como arco e flecha, lutas corporais, cabo de guerra, corrida com tora, arremesso de lança, como também dos esportes como atletismo, vôlei, futsal e futebol de campo.

Roraima é o estado brasileiro com o maior percentual de terras indígenas homologadas, totalizando 46% do território, e 12% da população são indígenas.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down