Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Começaram neste sábado (25) e se estenderão até o próximo dia 29 a etapa Norte dos Jogos dos JIFs (Institutos Federais de Educação). A abertura do evento, inclusive contando com a presença do ministro da Educação Rossieli Soares, aconteceu ontem (24) no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, que este ano é realizado pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), com o apoio da unidade de Roraima.

A cerimônia de abertura foi animada pelas banda da Polícia Militar do Estado do Amazonas, do grupo de dança Banzeiro, formado por alunos do Campus Parintins do IFAM, Boi Bumbá Garanhão e o grupo Garantido Show. Outro ponto importante da solenidade foi o desfile das delegações e dos professores de Educação Física, representantes dos 7 institutos federais da região Norte. Destaque também para o juramento dos alunos-atletas, o revezamento da tocha e o acendimento da pira, simbolizando o início dos JIFs Norte.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, além de declarar aberta a etapa Norte dos JIFs, falou sobre a relevância dos valores construídos por meio do esporte para a vida dos alunos-atletas. “É importante que vocês olhem para ele [esporte] como uma oportunidade de vida”, disse.

Para a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, a realização da etapa reflete o empenho dos institutos federais do Norte. “Agradecemos a todos os alunos-atletas, os servidores e os gestores que se engajaram e acreditaram na realização desse grande evento. Que ele seja integrador e possibilite experiências positivas a cada um”, destacou.

As competições dos JIFs Norte inciam-se neste sábado (25), e vão até a quinta-feira. Nesse período estão sendo disputadas 11 modalidades em competições nos Campi Manaus Centro e Manaus Zona Leste do IFAM, no Clube do Trabalhador do Amazonas, na Fundação Vila Olímpica, no Ginásio Renné Monteiro e na Praia da Ponta Negra.

A atleta do Campus Amajari do IFRR, Marilda Williams, não escondeu a emoção de estar participando dos JIFs. “Eu nunca saí de Roraima, então para mim está sendo muito interessante conhecer novas pessoas e um novo lugar”, contou.

Marilda irá competir na modalidade de tênis de mesa com outros cinco alunos-atletas de Roraima. Para ela, a experiência já é satisfatória porque mostra como o esporte pode proporcionar novas oportunidades. “Estou animada para competir e conquistar medalha, mas se eu não ganhar, fica a aprendizagem”, pontuou.

Estão participando dos jogos cerca de 700 alunos-atletas dos institutos federais do Acre (IFAC), Amapá (IFAP), Pará (IFPA), Rondônia (IFRO), Tocantins (IFTO), Roraima (IFRR) e Amazonas (IFAM). Os vencedores se classificarão para etapa nacional que será sediada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), no período de 16 a 21 de outubro.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down