Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Conhecida por reunir boa parte da produção de laranja e limão no Estado, Rorainópolis será sede de dois cursos voltados para citricultura

O município de Rorainópolis recebe de 27 de outubro a 1˚ de novembro ações do projeto Crescer no Campo Fruticultura em Roraima do Sebrae-RR voltadas para a produção de citrus. Na oportunidade serão ministrados dois cursos para os produtores atendidos pelo programa.

O curso ‘Derivados da Laranja’, terá carga horária de 16h e acontece de 27 a 29 de outubro, na sede da Secretaria de Educação de Rorainópolis. No curso, a especialista em alimentos, Aparecida Abreu ensinará técnicas de aproveitamento da laranja.

De acordo com o gestor do projeto, Josué Costa, a proposta do curso é dá destino adequado a laranja que não é aproveitada na comercialização. “Serão ensinadas técnicas de produção de derivados, como bolos, doces e outros subprodutos oriundos da laranja que não é comercializada in natura por algum motivo e esse fruto vai ser reaproveitado para que o produtor consiga agregar valor e levar ao mercado local e possa ter uma receita a mais e não perder essa laranja que geralmente é desperdiçada”, explica.

Já o curso ‘Boa Práticas em Manejo de Pomar de Citrus, terá carga horária de 24h e será realizado nos dias 30 e 31 de outubro e 1˚ de novembro, também na sede da Secretaria de Educação do município.

O curso será ministrado pelos pesquisadores da Embrapa do Amazonas, Marcos Garcia e Gilvan Coimbra. Os pesquisadores abordarão temas como a seleção de mudas, preparação da terra, adubação, manejo de pragas e doenças, colheita e pós colheita para a destinação adequada dos frutos.

Costa ressalta ainda que o município de Rorainópolis foi escolhido para receber os cursos pela importância da região na produção de citrus, como laranja e limão. “A produção de citrus em Roraima está concentrada na região sul do estado, parte da produção é comercializada no mercado de Boa Vista e a outra para o Amazonas. O principal objetivo dos cursos é mostrar aos produtores e técnicos a importância, por exemplo, de se fazer o manejo adequado desde o início até a pós colheita desse produto como também o aproveitamento das frutas que não são aproveitadas no comércio”, ressalta.

Os cursos são gratuitos e os interessados podem fazer a inscrição na Secretaria de Agricultura de Rorainopólis. As ações serão realizadas em parceria com a Prefeitura de Rorainópolis, Embrapa, Viveiro Henz e produtores.

Projeto Crescer no Campo Fruticultura em Roraima: O projeto desenvolvido pelo Sebrae-RR atende 70 produtores com o objetivo de promover o aumento da competitividade de pequenos negócios rurais como foco na inovação, serviços tecnológicos e oportunidades de negócios.

O projeto oferece orientações técnicas sobre o processo produtivo como todas as práticas de manejo das frutíferas para que os produtores trabalhem dentro de técnicas mais adequadas e modernas que possibilitem a ampliação da produtividade. No aspecto gerencial o foco do trabalho é a gestão da propriedade como estratégia de organização para que o produtor possa avaliar se de fato a propriedade está gerando resultados positivos.

“Desenvolvemos cursos, palestras, consultorias e visitas técnicas em propriedades que são referência para a apresentação de modelos de gestão para que os produtores atendidos pelo programa possam perceber a importância de uma gestão diferenciada e mais profissional agregando valor ao negócio”, afirma, Costa.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down