Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

FESTA DA LARANJA
Evento vai fomentar a citricultura no município de Rorainópolis

ANDRIELLY LIMA
Fotos: Marcelo Rodrigues

Pelo segundo ano consecutivo produtores de citrus do município de Rorainópolis realizarão nos dias 3 e 4 de novembro a Festa da Laranja, evento que já tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SebraeRR com a realização cursos, clínicas tecnológicas e crédito garantido pelo governo do estado, através da Agência Devolve Roraima, além de Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica.

O evento já se transformou num dos maiores do sul do estado e tem resultado na melhoria da produção, graças à introdução de tecnologias de pós-colheita, tratamento e manejo de frutas para os agricultores como forma de consolidar um mercado e garantir renda para todos.

“A festa tem o objetivo de promover transações necessárias ao aumento da competitividade da laranja de Roraima no mercado regional, a fim de gerar emprego e renda para a região e para o Estado”, disse Valdelice Campina, coordenadora da comissão de agricultores de Rorainópolis.

Durante o festejo, dirigentes de bancos vão apresentar linhas de crédito para a agricultura familiar, enquanto empresários e produtores de outros estados vão expor as experiências que deram certo na lavoura. Também haverá debates sobre cooperativismo. Além disso, a festa conta com atrações culturais com artistas locais.

No começo da semana uma comitiva de produtores este no Palácio Senador Hélio Campos, onde foi recebida pela governadora Suely Campos, buscando consolidar mais um apoio para a realização do evento, encontrando respaldo da chefe do Executivo estadual. “O governo vem resgatando e apoiando os eventos tradicionais de todos os municípios, pensando na geração de renda e na oportunidade de negócios”, declarou Suely Campos.

Rorainópolis é atualmente o município com a maior produção de citrus do estado. Uma parte significativa da laranja e do limão é exportada para Manaus, depois que Agência de Defesa Agropecuária – ADERR passou a fazer a certificação dessas frutas, no ano passado.

“Temos todo o interesse que esse evento se fortaleça como mais um espaço de negócios e por isso o governo vai apoiar os produtores do Sul do Estado”, garantiu a governadora. Valdelice ressaltou a importância desse apoio para a realização da 2ª Festa da Laranja. “Sem o apoio do governo esta festa não aconteceria, o que seria lamentável para o nosso povo. Somos gratos, pelo apoio e participação”, agradeceu a produtora.

A festa é uma oportunidade para pesquisadores, extensionistas, produtores, empresários, comerciantes e convidados participarem de cursos, palestras e feiras de produtos ligados à citrocultura, produtos hortifrutícolas e artesanato, além de poderem trocar experiência e fechar negócios. Com uma lavoura de aproximadamente 559 hectares, Rorainópolis produz 4,5 milhões de quilos de citros por ano, movimentando mais de R$ 3 milhões por ano.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down