Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Com a limpeza do canal, os produtores não terão mais prejuízos com manutenção de filtros e fitas de irrigação

O canal de irrigação do Projeto Passarão, localizado na zona rural de Boa Vista, que atende cerca de 20 famílias de produtores rurais, desde semana vem recebendo serviços de limpeza. A medida patrocinada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa atende às reivindicações dos plantadores, sobretudo para enfrentarem o próximo período de inverno.

O maquinário da Seapa retira do fundo do fosso, a lama acumulada que dificultava o fluxo da água pelas fitas de irrigação até as propriedades. O trabalho garante qualidade na prestação do serviço e redução de prejuízos para dezenas de agricultores que têm no plantio uma fonte garantida de renda.

No Projeto Passarão a agricultura familiar é forte no ramo de fruticultura, com destaque para a produção de banana e melancia. Conforme o secretário Gilzimar Barbosa, desde 2015 os produtores da localidade contam com o apoio do governo do estado por meio do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER prestado pelos profissionais que atuam na Casa do Produtor Rural - CPR de Boa Vista.

Já o canal de irrigação, vem recebendo constantes serviços de manutenção nos últimos três anos. Porém uma limpeza da maneira que está sendo feita não era executada desde a fundação do Projeto Passarão, no início da década de 1990.

“Os produtores daquela região nunca ficaram desassistidos. Desta vez eles nos relataram problemas com o entupimento do canal e prontamente nos disponibilizamos em resolver”, assegurou o secretário.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Passarão, Israel Lima, revelou que há algum tempo os produtores relatavam prejuízos com filtros e fitas de irrigação.

“A lama impedia que a água escorresse pelas fitas e causava, danos nos filtros. Eles tinham que trocar e dar manutenção nestes equipamentos a cada ano, mas com a execução deste serviço isso não será mais necessário”, explicou.

Ele afirmou ainda que os serviços devem ser concluídos nos próximos dias. “O canal tem 2,4 quilômetros de extensão. As máquinas já retiraram bastante sujeira e já percorreram boa parte do trajeto. A limpeza ajudou a melhorar o fluxo da água e deve melhorar ainda mais nos próximos dias, após a conclusão”, disse.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down