Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A área semeada de soja deverá crescer 33% na safra 2017/2018 em Roraima, chegando a 40 mil hectares com expectativa de produtividade em torno de 3 mil kg/ha. Neste cenário, a produção também terá incremento de 36,8%, chegando a 123,1 mil toneladas. Os dados são do 6º Levantamento da Safra de Grãos 2017/2018 elaborado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

O crescimento de área de soja no estado nos últimos 5 anos chega a 142%. O custo baixo das terras, a alta luminosidade e a safra em período oposto ao do Centro Sul têm motivado a ampliação da fronteira agrícola no extremo norte do país.

Outro destaque em Roraima é cultivo de algodão, que deve cobrir uma área de 4,8 mil hectares na safra 2017/2018 – um aumento de 92% se comparado com o ano anterior. Esta ampliação impacta diretamente na produção da cultura, estimada em 19,2 mil toneladas, número maior que as 10,5 mil toneladas registradas na safra passada.
O bom rendimento do algodão tem atraído os produtores no estado. Na última safra, a pluma foi totalmente exportada para o Egito, com rendimento médio de 38%. Já o caroço foi processado para ração no próprio estado.

Roraima foi o único na região Norte na qual o milho semeado teve aumento de produção, devendo atingir 46,6 mil toneladas. A estimativa é que o grão seja cultivado em uma área de 9,6 mil hectares. Porém, esse bom desempenho não foi acompanhado pela produtividade, devido às diferença entre as tecnologias aplicadas na produção empresarial e na agricultura familiar. A estimativa é que seja verificada queda de 19,1% saindo de 6 para 4,8 mil kg/ha.

Os dados completos estão divulgados no site da Companhia. Acesse aqui o estudo.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down