Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Começa neste final de semana a colheita da soja no cerrado de Roraima. O evento segue o calendário dos Estados Unidos e da entressafra dos demais estados brasileiros. O início da colheita deste ano começa nesta sexta-feira (31) com visita ao campo experimental da Embrapa (empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na localidade Água Boa (BR 174, Km 28) e várias palestras técnicas no CAF (Centro amazônico de Fronteiras) da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

A solenidade de “Abertura Oficial da Colheita da Safra 2018” está marcada para às 19h30 no CAF com pronunciamentos institucionais e apresentação de vídeo e resultados do diagnóstico sobre a soja em Roraima, realizado pelo Sistema FAERR e a Embrapa. O evento culminará com a palestra “Soja – Base de Plataforma de Produção de Alimentos para Mercados em Expansão”, com Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial.

A largada para o início da colheita 2018 acontecerá neste sábado, 1º de setembro na Fazenda Paraíso, Km 76 da BR 401, onde também acontecerá uma visitação às áreas de lavoura e exposição de máquinas, produtos, tecnologia e serviços.

Este ano, os produtores de soja aumentaram a área plantada em 25%, expandindo para 40 mil hectares de plantação. A expectativa é colher 120 mil toneladas de soja, cerca de 30 mil toneladas a mais do que em 2017.

“Investidores de fora estão chegando a Roraima, trazendo capital e novas tecnologias, fundamental para o desenvolvimento, agregando valor aos produtores que já estão em Roraima”, comemorou o presidente da Comissão Organizadora da Colheita da Soja – Safra 2018, Ermilo Paludo.

O objetivo de reunir os sojicultores em 2 dias de evento é mostrar as potencialidades e os desafios a serem enfrentados. “Queremos mostrar que o Estado tem jeito. Neste ano, contamos com quase 80 patrocinadores. São empresas que entendem que o evento é importante para o desenvolvimento de Roraima”, reforçou o presidente da COC Soja.

Um dos diferenciais do evento deste ano é a participação da Embrapa e da UFRR por meio do curso de Agronomia. O pesquisador Vicente Gianluppi destacou a colaboração da Embrapa para a cultura da soja em Roraima.

“O produtor sempre vem nos procurar porque sabe que fazemos aquilo que ele precisa. Em torno de 70% dos materiais que são produzidos aqui no cerrado são variedades da Embrapa. Portanto é uma relação muito intensa com o setor produtivo”, avaliou.

É essa relação que o Curso de Agronomia da UFRR também procura. “Há um bom tempo sentíamos a necessidade de integração. O produtor rural sempre precisa de novas tecnologias e conhecimento, que muitas vezes é gerado lá no nosso campus. E tínhamos a dificuldade de encontrar com o produtor. Este evento é a grande oportunidade para unir e, juntamente com os produtores, desenvolver a produção em Roraima”, afirmou o professor Alessandro Antonio Fortunato.

Programação desta sexta-feira 31 de agosto

- Visita ao Campo Experimental da Embrapa do Água Boa (8h às 12h na BR 174, Km 28, próximo ao AquaMak)
- Palestras técnicas “Oportunidades para o Agronegócio de Roraima” (CAF/UFRR)
13h30: Entrega de material e inscrições
14h: Abertura
14h15: Integração Lavoura-Pecuária em Roraima (Dr. Amaury B. Bendahan, Embrapa-RR)
15h15: Calagem e Gessagem para os Solos Roraimenses: Desafios e Soluções (Dr. José Carlos Vieira de Almeida, UEL/Laborsolo)
16h15: Intervalo
16h30: Medidas para Mitigar a Entrada de Pragas Quarentenárias na Propriedade Rural (Dr. Daniel Augusto Schurt, Embrapa-RR)
17h30: Encerramento
- Solenidade da “Abertura Oficial da Colheita da Soja em Roraima – Safra 2018” (CAF/UFRR)
19h30: Abertura Solene
19h40: Pronunciamentos Institucionais
19h50: Apresentação de Vídeo Institucional
20h: Apresentação dos resultados do Diagnóstico sobre a Soja em Roraima, realizado pelo Sistema FAERR e a Embrapa
20h30: Palestra Magna “Soja – Base de Plataforma de Produção de Alimentos para Mercados em Expansão”, com Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial
21h30: Encerramento

0
0
0
s2smodern

logo JRH down