Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A agulha oficial iniciou-se na última sexta-feira, na região de fronteira entre Brasil e Venezuela. Parceria entre os dois países vai contribuir para a erradicação da doença na América do Sul

O rebanho bovino da fronteira Brasil e Venezuela será vacinado, com a fim de contribuir para a erradicação da febre aftosa na América do Sul. A Operação Pacaraima, como foi batizada, iniciou–se na semana passada e é executada por técnicos dos 2 países. A meta é vacinar 7 mil cabeças de gado que vivem na Gran Sabana.

A ação é uma parceria entre o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o Serviço Oficial Veterinário da Venezuela e Governo do Estado de Roraima, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima). O trabalho será realizado em 2 municípios da Venezuela que são mais próximos da fronteira com o Brasil.

Segundo o presidente da Aderr, Gelb Platão, essa iniciativa tem um significado especial para o Brasil. “É uma trabalho muito importante para a América do Sul, especialmente para o Brasil que acabou de ser reconhecido internacionalmente como um País livre da Febre Aftosa com vacinação onde Roraima foi incluído nesse reconhecimento”, pontuou.

CERTIFICADO INTERNACIONAL – Em maio deste ano, o Governo do Estado recebeu o Certificado Internacional de Livre da Febre Aftosa com vacinação, na 86ª Assembleia da Organização Nacional da Saúde Animal, em Paris.

O reconhecimento veio depois de grandes investimentos por parte do Governo do Estado que estruturou a Aderr com viaturas, convocação de servidores efetivos, reforma de todas UDAs (Unidades de Defesa Agropecuária) no Estado, entre outros investimentos.

Na fronteira também foi feito um trabalho de prevenção. Por ser uma região aberta onde os animais circulam livremente, a Aderr criou a zona de proteção identificando cerca de dois mil animais e, também criou critérios de entrada e saída de produtos de origem animal na área. No momento, está sendo realizada uma sorologia em Pacaraima para verificar circulação viral.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down