Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O beneficiamento de mel na Associação dos Apicultores de Roraima, localizada na região de Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista, está garantido por mais um ano. A Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), renovou o Termo de Autorização de Uso de Bem Público, para que a Associação continue utilizando o prédio, pertencente ao Governo do Estado.

O Termo é uma das exigências para que a ADERR (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) renove o SIE (Selo de Inspeção Estadual) que garante a procedência do produto e possibilita a comercialização. No local, os 64 apicultores de Boa Vista, cadastrados junto à Associação, podem beneficiar a produção.

Com um maquinário moderno, o mel é retirado das melgueiras e após algumas etapas é embalado, envasado e rotulado. A capacidade de beneficiamento é de 30 toneladas por mês. O presidente da Associação, o apicultor Pedro de Freitas, afirmou que o produto não contém nenhum tipo de químico.

“O que fazemos aqui é apenas extrair o mel das melgueiras e embalar, não adicionamos nenhum tipo de químico. Nosso mel é 100% natural. Com a renovação do Termo, poderemos continuar com esse serviço. Temos um estoque de 80 toneladas pronto para ser beneficiado”, afirmou.

O titular da Seapa, Renato Martins, destacou a importância da renovação do Termo de Uso para a apicultura em Roraima. “A Associação dos Apicultores é o único lugar no Estado autorizado a beneficiar o mel. Todo mel que sai de Roraima em sachês, potes e outras embalagens, tem que ter passado por ela. Com essa renovação, estamos dando a garantia legal para que a atividade continue sendo executada, gerando emprego, renda e movimentando a economia local”, explicou.

Segundo a Associação dos apicultores, o potencial de Roraima para a produção de mel não é totalmente explorado. Pensando nisso, o titular da Seapa afirmou que pasta irá trabalhar ainda mais para desenvolver o setor no Estado.

“O mel é considerado o ouro dos apicultores. É dessa produção que eles tiram o sustento e movimentam a economia. Iremos trabalhar por meio do nosso Dater [Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural] para que os produtores possam expandir essa produção”, pontuou.

0902 Mel de Abelha de Roraima2

Mel de Roraima é exportado para outros estados brasileiros

Outra importante etapa que conta com o apoio da Seapa é a comercialização. O diretor do Deac (Departamento de Abastecimento e Comercialização), Alcemir de Oliveira, afirmou que o mel produzido em Roraima é exportado para outros Estados do Brasil.

“O mel de Roraima chega a São Paulo, Amazonas, Piauí e outros Estados. Com incentivo eles podem alcançar novos mercados, possibilitando a expansão da produção”, disse.

A ASSOCIAÇÃO – A Associação Setentrional de Apicultores de Roraima foi fundada em 19 de março de 1992. É uma entidade de classe dos apicultores dos municípios de Boa Vista, Normandia, Bonfim, Mucajaí e Alto Alegre e tem como objetivo, entre outros, promover o desenvolvimento da apicultura nessas áreas.

A Associação ocupa o prédio cedido pela Seapa desde 2014. Anteriormente, corria risco de fechar as portas da antiga sede, localizada no bairro São Vicente, por não atender as exigências sanitárias.
Além da estrutura cedida pelo Governo, a Seapa elaborou o projeto que resultou no financiamento pelo Banco do Brasil, do maquinário utilizado no beneficiamento do mel.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down