jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A produção de soja deve chegar a 147,5 mil toneladas em Roraima, um aumento de 25,5% com relação à safra passada. O crescimento segue impulsionado pela ampliação da área destinada ao cultivo da oleaginosa. Se na safra passada o grão foi plantado em 38,2 mil hectares, para esta espera-se uma área cultivada de 48 mil hectares, como mostra o 5º Levantamento da Safra de Grãos 2018/2019 divulgado nesta terça-feira (12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“O percentual de área é reflexo da expansão da fronteira agrícola registrada no estado, além da chegada de novos produtores em Roraima, que adquiriram as terras durante o ano passado com a intenção de iniciar o plantio em 2019”, explica a superintendente da Conab em Roraima, Darcy Xavier. “Mas a confirmação desse resultado ainda dependerá das condições climáticas e da logística para recebimento de calcário, que vem tanto de Itaituba, no Pará, quanto da Venezuela”.

De acordo com o levantamento, outra cultura com expectativa de bons resultados é o algodão. A área para o cultivo da pluma deve registrar crescimento de 25%, chegando a 6 mil hectares e a produtividade tende a ser elevada em 14,3%. Com isso, a produção pode chegar a 28,8 mil toneladas, acréscimo de 42,6%.

O milho também deve ter um melhor desempenho nesta safra, com uma colheita que pode chegar a 47,8 mil toneladas, um acréscimo de 2,6%. “A expectativa de uma melhor produtividade impulsiona a colheita, uma vez que os produtores decidiram manter a área plantada do grão”, afirma Darcy.

Ao contrário das primeiras culturas, o boletim da Conab aponta que o arroz deve ter sua colheita reduzida. Com expectativa de uma área plantada menor em cerca de 15%, a produção também tende a cair para 73,6 mil toneladas – queda estimada no mesmo percentual da área.

Clique aqui para mais informações sobre o levantamento da safra de grãos 2018/2019.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down