jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Capital oferece espaços públicos para atividades físicas e projetos sociais que promovem bem estar à população

0907 Boa Vista 126 anosSábado, 9, é aniversário de Boa Vista! A capital roraimense completa 126 anos de criação. Uma cidade que nos últimos anos tem oferecido qualidade de vida para as pessoas, principalmente por meio de atividades físicas que tem ligação direta no combate a diversos problemas de saúde. Uma pesquisa feita em 2015 pelo Ministério da Saúde (MS) apontou que Boa Vista é a sexta cidade brasileira com maior freqüência de atividades físicas por parte de sua população.

Para o superintendente de Esportes da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), João Tambor, o resultado é consequência do trabalho da prefeitura no incentivo à prática de exercício físico na cidade. "As praças públicas reformadas, a cidade iluminada, as quadras de esporte revitalizadas e o desenvolvimento de projetos de incentivo à prática esportiva são trabalhos executados pela gestão municipal e que proporcionam uma vida saudável à população. E com certeza o resultado deste trabalho está diretamente ligado à pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde”, ressaltou Tambor.

As praças Mané Garrincha, da Bandeira, dos Bambus e o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna foram recentemente revitalizados pela prefeitura e ganharam aparelhos de ginástica ao ar livre novinhos. Isso permite que a população se exercite de forma totalmente gratuita.

A prefeitura também oferece outro meio de praticar exercícios físicos gratuitamente. Se trata do programa Academia Aberta, que oferta aulas de aeróbica com step, alongamento e também ginástica localizada, tudo isso com diversos ritmos dançantes nas Praças Velia Coutinho, Mirandinha, Cabos e Soldados, Satélite, Mané Garrincha e Vila Olímpica. Este projeto recebe por dia 200 pessoas em cada um desses pólos. Um jeito dinâmico e divertido de sair do sedentarismo.

Além de espaços para atividades físicas, outros programas da prefeitura contribuem para o bem-estar da população, como o Cabelos de Prata, destinado às pessoas da terceira idade, o Esporte Noite Adentro, Escolinha de Esportes e Atleta do Futuro. Estes dois últimos funcionam na Vila Olímpica Roberto Marinho.

A Fetec divulgou dados do número de atendimentos às pessoas por meio de projetos esportivos e sociais oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Boa Vista. O projeto Noite Adentro, que oferece atividades em seis praças da cidade para crianças e jovens, atende por mês uma média de mil pessoas. No programa, são praticadas modalidades como futebol, vôlei, basquete e recreação infantil.

A Escolinha de Esportes tem superado no número de crianças, adolescentes e adultos inscritos nos turnos da manhã, tarde e noite. Com oito modalidades ofertadas (natação, boxe, ginástica rítmica, futebol de campo, futsal, judô, aeroboxe e taekwondo), 1200 pessoas são atendidas por mês. O Bolsa Atleta é um projeto que incentiva atletas de alto rendimento com repasse financeiro podendo ser utilizado em alimentação, material esportivo, taxas de inscrição em competições, transporte, e outras despesas relativas ao desempenho esportivo. No total, 17 atletas boa-vistenses são beneficiados durante o período de 12 meses.

A terceira idade também tem vez quando se fala em incentivo às boas práticas saudáveis. O Projeto Cabelos de Prata, que cuida da saúde e lazer da pessoa idosa, possui 2.500 inscritos.

Ainda paralelo aos trabalhos desenvolvidos para cada faixa etária, todos os anos tem eventos que já fazem parte do calendário do município, como os Jogos de Verão, Copa Interbairros de Basquete 3x3, GoLadeira, entre muitos outros.

O evento esportivo mais tradicional da prefeitura é a Corrida Internacional 9 de Julho, realizada em comemoração ao aniversário da cidade. Este ano, ela está em sua 16º edição. A concentração para a corrida principal ocorre logo mais, às 16h, na Praça Velia Coutinho.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down