jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Últimos preparativos são definidos para a 8ª edição do projeto em Boa Vista

2009 Caer nos Rios 1No mês de setembro, os voluntários têm encontro marcado em mais uma ação em prol do meio ambiente. É que a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) promoverá a 8ª edição do Caer nos Rios, evento voltado para a preservação e conscientização ambiental.

As atividades serão no próximo domingo, 25, e se iniciam às 8h, com a concentração no porto “Marina Meu Caso”. Em seguida as equipes se dividirão e percorrerão o rio Branco e o balneário Cauamé. Os trabalhos estão previstos para se encerrarem às 11h30.

“Essa iniciativa tem o propósito de fazer o recolhimento de resíduos sólidos do rio Branco e conscientizar banhistas e moradores que vivem próximos à região sobre a importância da sustentabilidade e de como a própria sociedade pode colaborar para o processo mudança”, esclareceu o presidente da Caer, Danque Esbell.

PARCERIAS – A ação é coordenada pelo Núcleo de Meio Ambiente (NMA) e conta com a parceria de diversas instituições públicas e particulares, entre elas a Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Companhia de Policiamento Ambiental (Cipa), Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Corpo de Bombeiros, Eletrobrás, Centro Universitário Estácio da Amazônia, Associação dos Barqueiros e a Ong Instituto de Defesa Civil da Amazônia (Idecam).

“O trabalho conjunto possibilita a amplitude das ações e o alcance maior entre a população. Isso é positivo, pois quanto maior é o número de pessoas envolvidas maiores serão os benefícios ao meio ambiente”, complementou a chefe do NMA, Airlene Carvalho.

PROGRAMAÇÃO – A programação inclui uma ação ambiental na Escola Estadual Professora Maria Nilce Macedo Brandão, na quinta-feira, dia 22, das 8h às 11h, com dinâmicas entre os alunos, sorteio de brindes e ciclo de palestras sobre os temas: “A conservação dos rios e o reaproveitamento da água para evitar desperdício”, “Resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem”, “Doenças vinculadas a água” e “O uso correto da rede de esgoto para evitar extravasamento”.

“Será uma oportunidade para falar sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Meio Ambiente da Caer e orientar as pessoas sobre o que cada cidadão pode e deve fazer para contribuir no processo de preservação do meio ambiente”, disse a engenheira civil e educadora ambiental no NMA, Marilene da Silva Oliveira.

PROJETO – O Caer nos Rios tem a proposta de fazer o recolhimento de lixo despejado de forma inadequada nas praias da cidade. Além disso, são realizadas ações de educação ambiental para banhistas e famílias que vivem próximas ao rio Branco e balneários visitados. Nas primeiras cinco edições, em 2015, foram recolhidas em média 4,5 toneladas de lixo. Este ano, na sexta e sétima edições já foram coletadas mais de duas toneladas de lixo.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down