Mon, Jul 24, 2017

O IFComunidade de 2017, promovida pelo Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Educação, que será realizado neste sábado, 24 de junho, focará suas ações na conservação ambiental, em especial na destinação dos resíduos sólidos. A intenção é repassar à comunidade do Conjunto Cidadão, onde a unidade de ensino funciona noções e técnicas para dar uma melhor destinação aos resíduos sólidos produzidos no local e bairros adjacentes.

Para obter esse resultado, há algumas alternativas como o reaproveitamento e a reciclagem. Diante disso, professores do CBVZO e colaboradores de outros campi trabalharão, por meio de oficina, palestras e outras metodologias, os fundamentos e as técnicas para a prática do reaproveitamento, visto que a maioria das formas de reciclagem envolve processos físicos e químicos mais complexos.

Segundo a coordenadora do Extensão do CBVZO, professora Jaiandra Guimarães, o tema meio ambiente, escolhido para esta edição do IFComunidade do campus, ocorreu em razão de se tratar de algo que atualmente e cada dia que passa se torna mais necessário de ser discutido e aprendido para pôr em prática hábitos que contribuam com a conservação e preservação ambiental.

“E nós resolvemos focar nos resíduos sólidos, ou seja, no lixo, por ser um problema que produz uma série de consequências, não só para o meio ambiente, mas afeta diretamente a saúde das pessoas, proporcionando condições adequadas para a proliferação de doenças diversas, caso não destinado e tratado corretamente”, explicou, destacando que as pessoas precisam discutir mais esse assunto e atuar para contribuir com soluções de um problema que afeta à toda sociedade, evitando que aterros sanitários sejam cada vez mais abarrotados de lixo e ainda os desperdício de tempo e esforço para a retirada desses materiais, que muitas vezes são depositados inadequadamente direto na natureza.

Desta maneira, diversas ações serão realizadas durante toda a manhã, a partir das 8 horas, na escola estadual Elza Breves, onde do CBVZO funciona em caráter provisório, todas com o envolvimento de professores, alunos e técnicos, e com o foco na conservação ambiental.

RESÍDUOS SÓLIDOS – Você sabe a diferença entre reciclagem e reaproveitamento?

Diversos conceitos de sustentabilidade muitas vezes confundem nossas cabeças, como por exemplo a preservação ambiental (proteção sem interferência humana, meio ambiente intocável) e conservação ambiental (Proteção com uso racional do meio ambiente para manejo sustentável).

É o caso da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos sólidos, ou seja, materiais que seriam descartados para o lixo. Ambas são metodologias voltadas para a redução desses resíduos na natureza. No entanto, há importantes diferenças.

O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado que iria para o lixo em outro, fazendo este material ganhar condições de uso novamente e evitando o descarte pelo menos pelo prazo de vida útil que passou a ganhar.

Já a reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo. É um processo industrial que começa em casa, coma a correta separação desses materiais e o encaminhamento para catadores ou empresas recicladoras, permitindo que eles retornem para o processo produtivo e diminui o volume de lixo acumulado em aterros e lixões.

Confira as atividades previstas para o IFComunidade neste sábado, dia 24, a partir das 8 horas:

*Caminhada ecológica com visitação a obra da sede nova e plantio de mudas nas casas próximas;

*Palestra – Sensibilização e Aproveitamento de Resíduos Sólidos na Agricultura Familiar;

*Oficina de Sustentabilidade com a Reutilização de Garrafas PET para Criação de Peças Decorativas;

*Gincana com tema Meio Ambiente.

0
0
0
s2smodern

pref jun

logo new