Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A lua que encanta as primeiras noites de janeiro de 2018 é especial. É a primeira superlua do ano. Este, segundo astrônomos é o nome dado ao fenômeno e ocorre que o satélite terrestre se aproxima da terra e parece maio aos nossos olhos.

Esta aproximação chama-se de perigeu, que é o momento em que a Lua estará mais próxima da terra. Essa aparição gigante verificou-se por volta das 7h56 da noite (hora de Brasília, quando a distância era de 356,5 mil quilômetros da superfície do nosso planeta. A distância normal, segundo os astrônomos é de 384 mil quilômetros.

Como informou a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, a superlua da primeira noite do ano foi a a segunda maior desde o ano 200 e seu brilho só será superado no ano de 2027.

Segundo ela, “a primeira foi a que ocorreu em 14 de novembro de 2016”. A próxima superloua de 2018 acontecerá ainda este mês de janeiro. O fenômeno se repetirá em 31 de janeiro de 2018, quando será acompanhado por um eclipse total do astro.

0
0
0
s2smodern

Boa Vista

PUBLICIDADE

logo JRH down