Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Durante 3 dias estudantes vão discutir conservação, preservação e uso consciente da água

Começou nesta segunda-feira (7) e se estenderá até amanhã, dia 9, a V Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Evento que acontece no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, pela manhã e tarde, é uma realização da SEED (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), e este ano tendo como tema: “Vamos Cuidar de Roraima, Cuidando das Águas”.

Ação de educação ambiental, a V Conferência busca estimular a pesquisa e a participação democrática nas escolas, para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais e se insere no contexto do 8° Fórum Mundial da Água, realizado em março deste ano em Brasília; da criação da Lei das Águas e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Participam da Conferência cerca de 100 pessoas, integrantes das delegações municipais formadas por estudantes e por professores orientadores, além do público em geral. Os representantes dos municípios devem apresentar projetos elaborados na etapa escolar da conferência, com base no tema principal. Dentre esses projetos, um será escolhido para representar Roraima na V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que ocorrerá no período de 15 a 19 de junho em Brasília.

As discussões vão envolver estudantes de escolas públicas e privadas, estaduais e municipais, inclusive de comunidades indígenas e de assentamentos, na faixa etária de 11 a 14 anos, matriculados nas últimas séries do Ensino Fundamental. Todos participaram das conferências escolares municipais e revelaram interesse pela causa socioambiental.

Conforme a professora Elisângela Eduardo Xavier, do Departamento de Políticas Educacionais da SEED, que integra a comissão organizadora da Conferência Estadual, todos os projetos a serem apresentados versam sobre o uso consciente da água, focalizando a conservação e preservação dos rios e igarapés dos municípios onde os estudantes residem, além do uso da água na própria escola; inclusive com indicações de ações para solucionar eventuais problemas.

Ainda segundo a professora, a V Conferência terá apresentações culturais, debates, palestras, seleção do projeto representante do Estado na Conferência Nacional e elaboração da Carta de Responsabilidade com base no tema principal.

O projeto escolhido será levado para a V Conferência Nacional, cujo tema é: “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”. O evento, que terá a participação de estudantes de todo o País, visa à promoção de um processo permanente de educação ambiental na escola, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; mobilização das escolas para a realização de estudos, pesquisas e projetos escolares, relacionados à questão socioambiental e da água.

Além disso, a Conferência objetiva também a inclusão da temática socioambiental e de propostas de sustentabilidade no Projeto Político Pedagógico da escola; elaboração de Projeto de Intervenção da escola de forma participativa com base em um diagnóstico local, considerando os conhecimentos científicos, saberes locais tradicionais; realização de parcerias estratégicas locais para execução de projeto e formação e fortalecimento do Meio Ambiente e qualidade de vida nas escolas – Com - Vidas.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down