Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Como forma de desenvolver o pensamento sustentável e auxiliar na elaboração de novas iniciativas em benefício do meio ambiente, os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Estácio da Amazônia desenvolveram projetos com soluções sustentáveis para problemas ambientais.

Os projetos foram desenvolvidos por 23 alunos matriculados na disciplina de Engenharia Sustentável que, de acordo com a professora responsável, Deborah Carneiro, deveriam criar soluções sustentáveis para problemas atuais, tendo como base o Prêmio Jovem Cientista (PJC) que em 2018 tem o tema “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”.

“Trabalhamos pensando na busca por inovação na conservação dos nossos recursos naturais e na consolidação das transformações sociais necessárias para o avanço da sociedade. Por isso, elaboramos projetos e pesquisas fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias que beneficiem o meio ambiente”, apontou a professora.

Entre os produtos e propostas criadas estão: foguete de garrafa plástica movido à bicarbonato e vinagre, incentivo do uso de sacos de lixo nas cores dos cestos para separação de lixo, proposta de uso alternativo de pilhas para prevenir o descarte incorreto, ar condicionado sem energia elétrica, projeto de lei para incentivar empresas que não poluem o meio ambiente, criação de uma empresa de reciclagem de lixo eletrônico, produção e customização de puffs ecológicos utilizando garrafas plásticas.

Deborah explica que os alunos foram divididos em grupos para a produção de um artigo seguindo as diretrizes do PJC e também fazer a exposição do trabalho. Desta forma, alguns chegaram a um produto final e outros apenas apresentaram a teoria. Ela conta que por ser uma turma de primeiro semestre esse é o primeiro contato dos acadêmicos com projetos funcionando como uma prévia do que se esperar para o resto do curso.

“Para a Engenharia, esses projetos são muito importantes, pois trabalhamos com a premissa de que o engenheiro é o profissional que resolve problemas. E voltado para a disciplina Engenharia Sustentável acaba sendo mais importante, pois o engenheiro deve ter uma responsabilidade ambiental, assim como qualquer outro profissional”, finalizou.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down