Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O projeto visa conscientizar a população do descarte correto do óleo de cozinha, evitando o despejo na rede de esgoto

Durante 3 anos de execução do projeto “Caer de Olho no Óleo”, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima arrecadou mais de 7 toneladas de óleo de cozinha que poderia ter sido jogado nos rios e igarapés da cidade, prejudicando o meio ambiente. Em 2016, foram arrecadados 2,4 mil quilos, já em 2017 foram 2,6 mil kg e até agosto de 2018, mais 1,9 kg.

Todo óleo arrecadado é destinado a uma fábrica de sabão em barra com sede em Roraima. Já as garrafas PET que são utilizadas para armazenar e transportar o óleo são destinadas para a igreja católica que as envia para a Fazenda Esperança. Os pacientes do local utilizam o óleo na fabricação de sabão. O produto é revendido e os recursos destinados à manutenção da instituição e as famílias dos dependentes químicos em tratamento. As garrafas cheias de óleo são trazidas por cidadãos dos mais variados bairros da cidade.

Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo de cozinha passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Esse óleo encrustado nos encanamentos dificulta a passagem das águas e causa o extravasamento e entupimento da rede de esgoto, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento.

O presidente da CAER, Danque Esbell, destaca ainda: “Quando esse óleo chega aos igarapés e rios, contamina o solo e a água, de forma irreversível, então é fundamental que a população contribua para que isso não ocorra”, adverte.

O projeto foi criado pelo Núcleo de Meio Ambiente da companhia em 2015 para sensibilizar a população sobre o descarte correto do óleo usado, buscando a preservação do meio ambiente. “Precisamos sensibilizar as pessoas sobre a importância do descarte correto do óleo usado, pois se feito de forma incorreta, prejudica o meio ambiente e a rede de esgoto”, comenta Airlene Carvalho, chefe do núcleo.

Quem quiser descartar o óleo de cozinha da forma correta, basta se dirigir a loja da Caerr no bairro São Pedro e deixar os recipientes com óleo na recepção da Companhia, que funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30 ou levar até uma igreja católica.

O Caer de Olho no Óleo faz parte do Programa Caer Sócioambiental, desenvolvido pelo Núcleo de Meio Ambiente. Além dele, a Companhia desenvolve mais cinco projetos socioambientais. Entre eles: Caer nos Rios, Reuse - Vire a Página, Eco cidadania- Educação Ambiental, Bairro Sustentável e Caminhada Ecológica.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down