Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) está trabalhando na implantação da rede de esgoto de Boa Vista desde o ano de 2009, quando foi iniciada a primeira etapa, no total de 5 que estão previstas no projeto inicial. Entretanto, estão ocorrendo muitos problemas de interligações dos imóveis para a rede coletora, sem que o serviço tenha sido completamente executado, causando transtornos e até problemas de saúde à população.

O secretário estadual de infraestrutura, Carlos Bríglia, alerta que, embora a etapa de implantação da tubulação de rua tenha sido concluída em alguns bairros, não significa que esteja liberada a interligação predial, o que só ocorre após a construção da Estação Elevatória. Só depois disso, a obra é repassada pela Seinf para a administração da Caerr (Companhia de Águas e Esgoto de Roraima), que emite a autorização para que sejam feitas as ligações dos domicílios para a rede coletora.

“É importante salientar que as ligações prediais do esgoto só podem ser feitas após prévia autorização da Caerr, que envia um comunicado aos usuários na própria residência. Vamos enviar fiscais para verificar a situação e notificar os moradores que fizeram as ligações irregulares. É bom salientar que a ligação irregular incorre em crime ambiental, passível de multa”, alertou o secretário.

Manoel Santana, morador da Rua 4, no Jardim Tropical, reclama que os moradores fizeram a ligação irregular de casa para a rede de esgoto e, como não foi concluído o serviço, está transbordando para a via e tem causado transtornos a quem mora ou passa na área.

2510 Esgoto irregular no Jardim Tropical 2

"Os moradores estão jogando dejetos de suas residências e estão alagando as ruas, deixando um cheiro insuportável, prejudicando o deslocamento das pessoas, principalmente as crianças que vão a pé para a escola, os comerciantes locais, sem falar que os carros entram nas residências com os pneus sujos de dejetos de esgoto. Eu creio que os moradores tenham noção de que o esgoto ainda não foi liberado, mas continuam jogando esse dejetos na rede", denuncia Santana.

O secretário Carlos Bríglia conclui que os moradores precisam ter a consciência de que fazendo a ligação sem autorização da Caerr estão prejudicando a si mesmos e aos seus vizinhos e outras pessoas que transitam pelas ruas.

“A implantação da rede de esgoto em Boa Vista vai trazer muitos benefícios para toda a população, sobretudo na saúde, pois evitará a proliferação de doenças. Porém, é preciso que as pessoas entendam que precisam esperar a hora certa de interligar seu esgoto de casa à rede coletora, para não causar transtornos aos demais moradores”, disse.

O QUE ESTÁ SENDO FEITO – Atualmente, as obras de implantação da rede de esgoto estão sendo realizadas nos bairros Centenário e Senador Hélio Campos. A previsão para conclusão da 4ª Etapa, que está com 72,38% executada é em julho de 2019. Já a 5ª Etapa, com 84,95% executados tem previsão de ser concluída em dezembro deste ano.

Também estão sendo construídas quatro Estações Elevatórias nos bairros Cambará, Caimbé, Nova Canaã, Santa Tereza. Já foram concluídas as elevatórias nos bairros Brigadeiro, Bela Vista, Silvio Leite e União. Em fevereiro de 2019 inicia a construção da elevatória Wai Grande.

De acordo com dados da Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Boa Vista já tem 51,6% de cobertura de rede de esgoto, com mais de 47.891 imóveis interligados ao sistema até outubro deste ano. A meta é que em 2019, Boa Vista tenha em torno de 93% dos domicílios interligados à rede de esgoto. Outro detalhe importante é que 100% do esgoto de Boa Vista é tratado, o que elimina os riscos de contaminação dos rios e igarapés da cidade.

As obras estão sendo realizadas através de convênio com o Ministério das Cidades. O investimento global será de R$ 658.428.098,56 ao final das seis etapas.

CALÇADAS E ASFALTO – A Seinf esclarece à população que, a reconstrução de calçadas e asfalto nos bairros onde estão sendo executadas as obras de esgoto, é feita tão logo é encerrado o trabalho de implantação da rede coletora e ligação predial da mesma, por equipes da própria empresa responsável pelos serviços.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down