Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O mestrado em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos na Universidade Federal de Roraima já está funcionando com 28 alunos

O 2º Seminário “Gestão de Bacias Hidrográficas” será aberto nesta quarta–feira (28), com encerramento programado para sexta–feira (30) no auditório do Pronat na UFRR (Universidade Federal de Roraima). O evento é uma parceria entre a Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), UFRR, MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima) e a ANA (Agência Nacional das Águas).

Na segunda edição, o seminário já apresenta este ano, o resultado da primeira, que é o mestrado em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos, na UFRR. O mestrado é voltado para profissionais que atuam na área, com o intuito de aprimorar a qualificação dessas pessoas para que possam trabalhar na gestão das águas do País. Em Roraima, o mestrado abriu com vagas para 28 pessoas.

Analista ambiental da Femarh, Flávia Furtado Alves, destacou que para o evento deste ano o foco é fazer um levantamento de como os Estados que estão mais avançados na gestão de recursos hídricos estão trabalhando para aplicar esses conhecimentos em Roraima.

“Nesse evento focamos em trazer experiências de outros Estados, pois estamos iniciando esse processo de gestão. Então vamos estudar os locais que já estão mais avançados para ver como Roraima pode aproveitar em termos do que tá sendo feito e dando certo”, explicou.

Sobre a criação de um comitê de gestão de bacias hidrográficas em Roraima, o diretor de Recursos Hídricos da Femarh, José Castro Neto, informou que o projeto está em fase de estudo e o órgão ambiental está procurando a melhor forma de desenvolvê-lo.

“É importante discutir com a população quais são as melhores formas de utilização dos recursos hídricos de uma bacia em termos de autorização de uso da água e de balanço hídricos para que se mantenha os níveis de oferta de água nos períodos adequados para que não venha faltar. Estamos iniciando o projeto um comitê piloto no igarapé do Carrapato que fica na bacia do Cauamé, onde concentra uma grande quantidade de produtores”, ponderou.

INSCRIÇÕES – Serão três dias de mesas redondas, palestras e apresentação de pôsteres de alunos do Amazonas. Toda a programação do evento será aberta à comunidade. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no endereço eletrônico https://sigeventos.ufrr.br/eventos/public/evento/IISGBH.

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA (28/11)
9h às 12h - Credenciamento
12h às 14h – Intervalo
14h às 14h30 – Cerimônia de Abertura
14h30 às 17h - Mesa Redonda
Tema: Saneamento Básico do Estado de Roraima: sustentabilidade da sociedade e da gestão pública
Representante da CAER
Daniella Maria Doh dos Santos (FUNASA)
Prof. Dr. Pedro Alves da Silva Filho (UFRR)
Moderador: Prof. Dr. Antônio Tolrino de Rezende Veras (UFRR)
17h – Coquetel

QUINTA-FEIRA (29/11)
9h às 11h – Mesa Redonda
Tema: Gestão de Bacias Hidrográficas
Me. Aldo Araújo de Azevedo (SEMARH/Tocantins)
Prof. Dr. Edson Vicente da Silva (UFC)
Moderador: Prof. Dr. Vladimir de Souza
11h às 12h – Palestra
Tema: Outorga de água subterrânea
Me. Nédio Carlos Pinheiro (SEMA/Mato Grosso)
12h às 14h – Intervalo
14h às 15h – Palestra
Tema: PCH’s
Cleber Antônio Leites (Empresa Construnível)
15h às 16h – Palestra
Tema: Segurança de barragens
Representante ANA

16h às 17h – Palestra
Tema: Código Florestal e sua contribuição para a manutenção dos Recursos Hídricos
Gabriela Santos Savian (Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia-IPAM)
17h – Coquetel

SEXTA-FEIRA (30/11)
9h às 10h30 – Sessão de pôsteres
Bloco Hydros
10h30 – Coffee Break
11:00 - Palestra de encerramento
Tema: Desafios da aplicação dos instrumentos da política de recursos hídricos na Amazônia
Prof. Dr. Carlossandro Carvalho de Albuquerque (UEA)

0
0
0
s2smodern

logo JRH down