Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Quase terminando o mês de abril, as chuvas do inverno em Roraima estão tímidas, mas já trouxeram certo alívio, após um longo período de estiagem. Nos últimos dias, o volume de chuvas tem superado o cenário de escassez, embora a preocupação continue.

“Com o tímido aumento no nível do rio Branco, já ficamos esperançosos, mas não significa que podemos extrapolar no consumo de água. O consumo consciente continua sendo a maior e mais importante forma de economizar”, explicou o presidente da CAER (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), James Serrador.

Apesar da pouca chuva, o nível do rio Branco saiu da cota negativa e atingiu o 0,13cm nesta quarta-feira, 24. Há alguns dias, o nível chegou a - 0,29cm. No sul do Estado, a situação continua em alerta. Mesmo com a chuva, o nível dos reservatórios não aumentou. Em São João da Baliza e São Luiz, as barragens que abastecem os dois municípios continuam na cota negativa.

O rio Anauá, em Rorainópolis, continua com nível baixo. Já em Caroebe, a situação é mais otimista. “As chuvas já aumentaram o nível do rio e a situação está começando a melhorar”, afirmou o gerente do Sistema de Interior, Nelyerton Andrade.

Em Pacaraima, norte do Estado, a situação também não é animadora. Nesta terça-feira, 23, uma forte chuva pegou os moradores de surpresa, por quase duas horas, mas não influenciou positivamente no nível da barragem.

ECONOMIA - O mês de abril dá início ao fim da forte estiagem, com chuvas frequentes e intensas. O inverno em Roraima, que vai de abril até meados de setembro, ainda não chegou para valer. Neste cenário preocupante, mesmo com o aumento no nível do rio, a CAER continua alertando sobre a importância do combate ao desperdício.

"Saímos da cota negativa, mas não podemos esquecer que a economia no consumo é importantíssimo", alertou Serrador.

O Núcleo de Meio Ambiente da Companhia continua em ritmo intenso nas escolas e na estação de tratamento. São palestras educativas sobre o consumo racional, dicas de economia de água e preservação dos nossos mananciais.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down