jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

2701 Festival Canto Forte inscreve participantes

O 7º Festival de Música Canto Forte já está com as inscrições abertas, desde quinta-feira pela manhã, em solenidade no auditório Celestino da Luz, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi. Os interessados em participar deste evento que já se tornou um dos maiores da região norte, terão até o dia 10 de março para confirmar suas presenças.

O festival conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do governo do estado. Para a secretária de Cultura, Selma Mulinari, o evento tem uma história e prospecção no estado de Roraima. “É nas bases desse festival que se ver nascer muitos talentos. A Lei oportuniza não só o segmento da música, mas teatro, dança, literatura, artes plásticas, entre outras linguagens artísticas”, explicou Mulinari, adiantando que em breve os artistas e produtores culturais contarão com os editais da Lei do Fundo Estadual de Cultura.

O evento foi visto por mais de 14 mil pessoas, teve mais de 600 músicas inscritas, e foram distribuídos R$ 145 mil em prêmios. Para Joemir Guimarães, idealizador e promotor do Canto Forte, o Festival já se tornou um evento importante para a música local. “Não só para mim, mas para os artistas do nosso Estado, porque proporciona à classe artística um momento democrático. Tudo isso graças ao apoio da Lei de Incentivo à Cultura”, comemorou.

Para o presidente do GTAP, Antônio Bentes, “o resultado do trabalho é, sobretudo, o apoio e a dedicação do Conselho de Cultura, dos membros do GTAP, e, sem dúvida, da empresa que patrocina o Festival. Isso é uma mostra de que a Lei está consolidada. Em 2016, dos 15 municípios, só Uiramutã não participou do edital”, ressaltou que o aumento se deu graças às oficinas realizadas por uma equipe do GTAP nos municípios esclarecendo o funcionamento da Lei e como elaborar o projeto.

INSCRIÇÕES – A inscrição presencial pode ser feita no Palácio da Cultura, das 8h às 13h, de segunda à sexta-feira. Os candidatos também podem se inscrever pelos Correios, basta enviar o material via Sedex para: Festival de Música Canto Forte-Caixa Postal 86, Boa Vista-Roraima CEP: 69.301-970. O evento ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de abril, no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras) da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

VENCEDORES – Eliakin Rufino e Euterpe venceram juntos, a primeira edição do Festival. Ele como compositor, ela como intérprete. “É um evento que já está consolidado, como o grande festival de música de Roraima e, tem revelado vários talentos musicais”, disse Eliakin. “Fico feliz de presenciar nos últimos seis anos a realização do único Festival de música que conseguiu manter uma regularidade sendo realizado todos esses anos”, lembrou Euterpe.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down