jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Do Caburai ao Chuí: O Melhor Arraial do Brasil é Aqui. Esse será o tema dp XXVI Arraial do Anauá que será realizado de 24 de junho a 2 de julho. Serão 9 noites de muita festa no Parque Anauá, com uma programação recheada de atrações regionais, concurso de quadrilhas e grupos folclóricos, comidas típicas, bebidas e prestação de serviços.

De acordo com a governadora Suely Campos, que fez o lançamento da festa na quinta-feira 8 de junho, a noite marcou o início das festividades juninas no estado. “Essa festa será um mosaico lindo, mostrando as riquezas culturais do nosso Brasil. Um mosaico que representa o povo brasileiro que vive no nosso Estado, que ajudou a desenvolvê-lo. E aproveitar para consolidar os nossos pontos setentrionais, que são o Caburaí e o Chuí”, destacou a governadora.

Ela falou ainda sobre a importância do evento para a geração de renda. “Nós resgatamos essa festa em 2015. Já é a terceira edição realizada em nossa gestão, sendo sempre um verdadeiro caldeirão cultural. E nós queremos continuar fortalecendo essas raízes, pois é uma festa que ajuda a movimentar a nossa economia, gerando renda para muitos segmentos”, disse Suely.

Durante o lançamento da festa onde foram mostrados os detalhes, que ocorreu na Praça Dagmar Ramalho, por trás do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, também foi lançada a música “Do Caburai ao Chuí, o melhor arraial do Brasil é aqui”, tema oficial do evento composta pelo escritor Neto Andrade.

“Nós trouxemos todos os elementos de um verdadeiro arraial, homenageando todas várias regiões do nosso país. Além disso, também vamos homenagear diversas personalidades da nossa cultura. É um orgulho muito grande ter sido convidado para gravar a música-tema deste ano”, ressaltou Andrade.

Durante o coquetel, marcado pela presença de representantes das 24 quadrilhas que irão se apresentar durante o arraial e por entidades culturais, a governadora anunciou que neste ano será montado um palco alternativo só para trios de forró pé-de-serra que funcionará na nova praça de alimentação onde cerca de 250 ambulantes vão trabalhar.

O tradicional Forródromo terá dois shows por noite com bandas locais. O concurso das quadrilhas acontecerá no anfiteatro durante todas as noites de festa. A expectativa de público é de 20 mil pessoas por noite, cerca de 200 mil no total. O investimento do Estado gira em torno de R$ 3,5 milhões e a expectativa é movimentar até R$ 10 milhões.

TEMA - A secretária de Cultura, Selma Mulinari, explicou que a escolha do tema do arraial deste ano busca difundir que o verdadeiro extremo norte brasileiro fica no Monte Caburaí, no município do Uiramutã em Roraima.

“Há quase 20 anos foi constatado que o Monte Caburaí é o verdadeiro extremo norte do Brasil e nós não podemos aceitar que o restante do país continue afirmando que os pontos extremos do país são o Cabo Orange, no Oiapoque, no Amapá (Região Norte) e o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul (Região Sul)”, ressaltou Selma.

Outro motivo para escolha do tema é homenagear as comunidades de outros Estados que ajudaram a desenvolver a história de Roraima. “Vamos fazer um passeio por todo o país e, numa só festa, mostrar como cada Estado foi importante para o desenvolvimento de Roraima”, finalizou.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down